Meia-final atribulada coloca Gana na final da CAN 2015

 Meia-final atribulada coloca Gana na final da CAN 2015

O Gana está na final do CAN2015. Os "Black Stars" venceram a Guiné Equatorial por 3-0, num jogo que terminou aos 82 minutos. Logo após o 3-0, os adeptos do Gana tiveram de fugir da bancada e invadiram o relvado para se protegerem dos adeptos guineenses. O jogo esteve interrompido durante 40 minutos, até o árbitro Eric Otogo-Castane, do Gabão, dar por terminada a partida. Viveu-se momentos de terror no Estádio de Bata. Um helicóptero sobrevoou as bancadas, tentando acalmar a multidão em fúria, tal como os jogadores da Guiné Equatorial. Tudo em vão. Adeptos do Gana tiveram de ser evacuados do Estádio.

Confusão à parte, o jogo até foi animado. Teve três golos, muitas oportunidades e um Gana seguro contra uma Guiné Equatorial que passou o jogo todo a pressionar o árbitro, o senhor Eric Otogo-Castane, do Gabão.

Já o Gana não teve muitas dificuldades em derrotar a Guiné Conacri, vencendo por 3-0. Apesar da diferença a nível individual, com vantagem para o Gana, a Guiné Equatorial tentava ainda fazer mais história, já que nunca tinha estado numa meia-final de um CAN. A Nzalang Nacional contava com o apoio do seu fervoroso público para levar de vencida as "Estrelas Negras".

Viveu-se momentos de tensão. Para a memória futura fica mais um episódio lamentável, que mancha e muito o nome do futebol africano. A Guiné Equatorial deverá ser severamente punida. Antes, joga para os terceiro e quarto lugares com a RD Congo no sábado. A final, entre Gana e Costa do Marfim, está marcada para este domingo.