Palancas reencontram elefantes e o francês Hervé Renard em data FIFA

Palancas reencontram elefantes e o francês Hervé Renard em data FIFA

Sem o carácter competitivo desejado, o encontro, a disputar-se no estádio Felix Houphouet Boigny, vai opor o 84º lugar do Ranking da FIFA, com 403 pontos, ao 20º posicionado, com 944, aguardando-se, por isso, um espectáculo digno de ser visto pelos amantes da modalidade dos dois países.  

Com principal favoritismo dos caseiros e detentores do título continental, conquistado este ano, no CAN da Guiné Equatorial, em Malabo, o desafio tem ainda o condão dos Palancas Negras, agora orientados pelo técnico angolano Romeu Katato Filemon, reencontrarem o seu antigo treinador, o francês Hervé Renard.  

A julgar pela actual capacidade competitiva dos intervenientes e posicionamento continental e mundial, pode-se, sem muita margem de erros, atribuir grande vantagem aos ivoirenses, que mesmo para o amistoso o seu treinador Hervé Renard não vacilou em convocar os jogadores que actuam fora do país.  

Assim, contrariamente aos angolanos, que se apresentam no terreno alheio com uma equipa constituída apenas de jogadores do campeonato interno (Girabola2015), os compatriotas de Didier Drogba e Yaya Touré aparecem no máximo da sua força, com “estrelas” que brilham em ligas e provas europeias.                          

Desta, num campo com a capacidade de 45 mil espectadores, os comandados de Romeu Filemon terão a oportunidade de serem testados pelos “elefantes” e tentarem esgrimir os seus argumentos, para possivelmente contrariarem o poderio dos anfitriões, honrando o convite com uma boa exibição.

O último e mais recente jogo entre as duas equipas resultou numa vitória (0-2) da selecção de Didier Drogba e companheiros sobre os Palancas Negras, no Campeonato Africano das Nações co-organizado pelo Gabão e Guiné Equatorial, em 2012. Lito Vidigal orientava, na ocasião, a equipa angolana.