Do sonho a realidade: Portugal celebra conquista do 1º título do campeonato europeu de futebol

Do sonho a realidade: Portugal celebra conquista do 1º título do campeonato europeu de futebol

Portugal foi campeão europeu e, no fim do jogo, os jogadores subiram a escadaria do Stade de France para receber a taça, que o capitão Cristiano Ronaldo levantou em euforia.

Antes de subir ao palco, a Selecção Nacional fez a guarda de honra à selecção francesa, que subiu à tribuna presidencial e recebeu as medalhas de finalista vencida.

Fernando Santos encabeçou o grupo, cumprimentando vários elementos durante a subida à tribuna presidencial. Ronaldo, a coxear, fechava a fila. O seleccionador e seus jogadores cumprimentaram todos os elementos da comitiva de recepção aos vencedores, entre eles o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o presidente francês, François Hollande. Os jogadores receberam as suas medalhas de campeão e colocaram-se na "varanda" para receber a taça.

O caneco foi entregue a Cristiano Ronaldo e o capitão, em lágrimas de alegria, levantou a taça de campeão europeu, a equipa inteira em euforia. Ronaldo beijou a taça e passou-a, depois, aos companheiros.

A taça passou por todos os jogadores portugueses, entre beijos e lágrimas de emoção, ao som de "A Minha Casinha", da banda portuguesa Xutos & Pontapés.

Os jogadores desceram, de seguida ao relvado, o troféu nas mãos de Moutinho e Vieirinha. A comitiva inteira, jogadores e equipa técnica, posou, então, para a fotografia da praxe, a taça brilhante a mais bonita dos alvos da câmara.