Meninas do andebol homenageadas pelo MINFAMU

Meninas do andebol homenageadas pelo MINFAMU

Ao falar durante a homenagem do Ministério da Mulher ao “sete nacional”, Filomena Delgado disse que mais uma vez o desporto nacional e o andebol feminino colocaram o nome de Angola ao mais alto nível, constituindo um motivo de orgulho para todas as família e as mulheres em particular.

"Vale a pena ser mulher e vale a pena lutar pela igualdade do género. Temos consciência que a nível do desporto precisamos dar mais atenção ao desporto feminino, através do órgão competente, por isso juntamos hoje aqui as meninas para homenagear de forma muito singela e simples”, disse.

Aproveitou a ocasião, para agradecer em nome de todas as mulheres e famílias o sacrifico que as mesmas tiveram par conseguir alcançar tal feito. 

“Sinto-me feliz, muitas das jogadoras tem idade das nossas filhas. Aprendi a gostar do andebol por causa delas. Antes a minha modalidade eleita era o basquetebol”,  frisou.

“A nível de África estamos em boa posição, elas mostraram ser valentes, sacrificaram-se durante preparação para recuperar o título de forma invicta e no último jogo foi um espectáculo. Que elas continuem unidas, primando pela competência e suas habilidades, de modo a desfilarem este charme todo em outros palcos", concluiu.

As jogadoras receberam um diploma de mérito e uma lembrança de natal, além da foto de família para posterioridade.

Para conquistar o 12º título, as anfitriãs derrotaram a Cotê d'Ivoire (37-18), Senegal (31-18) Camarões (30-14), RDC (38-19), Argélia (42-18) e Tunísia (36-17).