O Presidente da República exortou, quinta-feira, o novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, a prestar uma atenção particular ao desporto escolar, por ser o viveiro do federado.
João Lourenço, que se dirigia ao novo titular da pasta dos Desportos, depois de o empossar nas funções, considerou este passo importante para o desenvolvimento das várias modalidades no país.
O novo ministro da Juventude e Desportos disse que vai começar por fazer, primeiro, o levantamento da real situação do desporto nacional, nas várias vertentes, desde o desporto escolar, passando pelo federado, assim como trabalhar com as associações, no sentido de dar outra dinâmica ao processo de crescimento.
Quanto à dinamização das modalidades no país, Rui Falcão adiantou que, não obstante se tratar de uma tarefa das federações, vai exigir delas programas que permitam ao Ministério da Juventude e Desportos garantir a preparação necessária para os eventos.
"Nós não podemos continuar a pensar nos eventos um mês antes deles acontecerem", ressaltou o novo ministro, para quem as pré-selecções têm que funcionar para garantir qualidade e bom desempenho nos torneios em que participarem.
Em relação à gestão das infra-estruturas desportivas no país, Rui Falcão disse ser necessário trabalhar, primeiro, num perfil de gestão dos mesmos.
A cerimónia de posse aconteceu no Salão Nobre do Palácio Presidencial e contou com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.