Júri elege candidatas para prémio mulher e o desporto

mulherO júri do prémio mulher e o desporto, a ser atribuído terça-feira, por iniciativa do Comité Olímpico Angolano (COA), apurou as nove candidatas para as três categorias de eleição com destaque para a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, proposta pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), apurou hoje a Angop, em Luanda.

Uma fonte do órgão que instituiu o galardão dá conta que Fátima Jardim integra a categoria A (para dirigentes), numa lista onde também estão Joana Lina, deputada à Assembleia Nacional, igualmente candidata da FAB, e Eufrazina Maiato, proposta pela Federação de Futebol (FAF).

Na gala, a realizar-se a partir das 19:30 na esplanada Grill (Ilha de Luanda), concorrerão na categoria B (para atletas) Filomena Trindade, Luísa Kiala, ambas concorrentes da Federação Angolana de Andebol (FAA), e Irene Guerreiro, da Federação Angolana de Basquetebol.

Na categoria C (para mulheres que prestam serviços relevantes) figuram Elisa Weba, indicada pela Associação dos Atletas Olímpicos, Anica Neto (Federação Angolana de Andebol) e Marília João (Associação da Mulher e o Desporto (AMUD).

O prémio foi instituído pelo COA em alusão ao 35º aniversário da independência nacional com o objectivo de homenagear, de dois em dois anos, mulheres que tenham contribuído de forma significativa em prol do crescimento e desenvolvimento do país nas diversas áreas ou modalidades ligadas ou não ao desporto.

De acordo com os regulamentos poderão ser seleccionadas para o prémio mulheres angolanas maiores de 18 anos, residentes em Angola que preencham os seguintes requisitos: "Mulheres de vários extractos da sociedade que com o seu saber, criatividade ou experiência de vida ou dentro das suas áreas de actuação contribuíram ou contribuem para o reconhecimento, defesa e igualdade do género e que possam ser referências para o desporto nacional".