Pana-fricanos podem qualificar para jogos paralímpicos

LP01Os atletas deficientes poderão buscar qualificação aos jogos paralímpicos da Inglaterra (Londres2012) durante os pana-fricanos que a cidade de Maputo vai acolher de 3 a 18 de Setembro próximo, afirmou hoje à Angop, o presidente do Comité Paralímpico Africano, o angolano Leonel da Rocha Pinto.

O responsável, que participa em Maputo na terceira reunião conjunta entre o Comité Organizador dos Jogos pana-fricanos (COJA), Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA), União dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), Comité Paralímpico Africano (CPA) e União Africana, disse que já se está a trabalhar para que tal aconteça.

Explicou que até agora os jogos pana-fricanos não eram qualificativos nem para os jogos olímpicos e nem para os paralímpicos, mas que durante a reunião do COJA, iniciada sábado, foi recomendado o cumprimento de alguns regulamentos para que a qualificação dos atletas deficientes seja possível já a partir dos jogos de Setembro.

Leonel Pinto referiu que, para o efeito, a instituição que lidera está a trabalhar com o Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA), órgão que tutela o evento.

Quanto ao primeiro dia de trabalhos da reunião conjunta, o também presidente do Comité Paralímpico Angolano disse que a organização dos jogos tem ainda muito por fazer relativamente ao desporto adaptado.

Citou como exemplo o facto do COJA não ter ainda um membro activo que responda particularmente pelo desporto adaptado, em relação às condições de alojamento, balneários, transportes e outros meios afins devido a condição física dos atletas.

A terceira reunião do COJA e parceiros, que decorre à porta fechada, termina hoje.
Segunda-feira e terça-feira acontece a reunião do CSSA, seguindo-se a dos chefes de missão dos jogos Pan-africanos.