Angola bate chapa 100 e cilindra Chade na estreia

ango1240ssDepois da expressiva vitoria sobre o Chade por 115 - 56 ontem na estreia no Afrobasket 2011, a selecção nacional de basquetebol, já pensa no desafio de amanhã diante do Senegal para segunda jornada, o extremo base do cinco angolano Carlos Morais diz que o Senegal, é um adversário que deve ser preparado ao pormenor.

Angola elevou para 29 os anos sem perder em jogos de estreia em Campeonatos Africanos das Nações Seniores Masculinos de Basquetebol, Afrobasket, ao derrotar ontem, no Palácio da Cultura e dos Desportos, a congénere do Chade, por 115-56, em partida pontuável para o grupo B da prova que se disputa em Antananarivo, Madagáscar, até ao dia 28 do corrente.


Ao intervalo, o cinco nacional às ordens do francês Michel Gomez vencia por expressivos 68-24. Mesmo sem terem deslumbrado, os decacampeões jogaram o suficiente para manter intactas as credenciais de crónicos candidatos à conquista de mais um título africano.


Apesar de não ter sido possível aferir com maior precisão o estado de forma desportiva da equipa, muito por culpa da fragilidade tanto técnica como táctica dos chadianos, ainda assim, foi possível avaliar quais os sectores mais produtivos do combinado angolano, e o cinco inicial constituído por Armando Costa (base), Leonel Paulo e Carlos Morais (extremos), Joaquim Gomes "Kikas" e Felizardo Ambrósio (postes).


Nos lançamentos de dois pontos, em 38 tentativas, Angola marcou 24, conseguindo 63 por cento, contra 58/19, 33 por cento do Chade. Na linha dos três pontos, em 37 arremessos, os angolanos encestaram 13,35 por cento. Por sua vez, os chadianos acertaram em 19 tentativas, dois, fazendo um percentual de 11.


Nos lances livres, dos 35, os campeões africanos converteram 28, 80 por cento. Os chadianos em 20 arremessos acertaram 12, 60%. O extremo Carlos Morais foi o melhor cestinha da partida ao anotar 25 pontos, em sentido inverso, com 16:07 minutos, Leonel Paulo, não converteu qualquer ponto.