A esperança é última a morrer

angobasketLonge do seu rendimento habitual, a Selecção Nacional derrotou, ontem, no Palácio dos Desportos e Cultura de Antananarivo, a sua similar de Moçambique, por 82-71, em partida que marcou o encerramento do primeiro dia dos oitavos-de-final. Ao intervalo, os deca-campeões africanos venciam já por 39-32. Deste modo, o combinado nacional vai defrontar amanhã, nos quartos-de-final a selecção dos Camarões, numa autêntica reedição da final de 2007.

Apesar de ter vencido, a Selecção Nacional, que persegue o seu décimo primeiro troféu e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, continua longe dos seus níveis fundamentalmente nos aspectos defensivos. Os moçambicanos entraram melhor no desafio, tendo conseguido um parcial de 4-0. A Selecção Nacional reagiu apenas à entrada do minuto três da etapa inicial.


O base Domingos Bonifácio esteve em grande no quarto inicial, tendo anotado nove pontos. 21-15 a favor do combinado nacional foi o resultado dos primeiros dez minutos. Os pupilos de Michel Gomez entram melhor no terceiro período, apesar da força de vontade demonstrada pelos irmãos do Índico, e venceram por um parcial de 25-20, tendo o resultado se fixado em 64-52. No quarto derradeiro, Carlos Morais, nos lançamentos à longa distância, Joaquim Gomes "Kikas" e Valdelício Joaquim a liderarem o jogo interior, destacaram-se entre os demais no conjunto nacional.


O extremo base Carlos Morais voltou a brilhar no cinco nacional ao apontar 25 pontos, sendo, por isso, o MVP (Jogador Mais Valioso) da partida. O capitão Gomes "Kikas" contribuiu com 17 pontos. Valdelício Joaquim e Miguel Kiala foram os reis dos ressaltos, com oito cada. Morais destacou-se nos lançamentos à longa distância ao obter 50 por cento. Do lado moçambicano, David Canivete foi o melhor marcador, com 13 pontos.