Uma final com muitas dificuldades no Afrobasket

afroangolaDestronada neste domingo, em Antananarivo, do topo da modalidade pela Tunísia, após derrota por 56-67, na final da 26ª edição do Afrobasket, realizada de 17 a 28 de Agosto, no Madagáscar a selecção nacional perdeu ontem a final da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações, diante da sua similar da tunisina.

Inferiores ao adversário em todos os capítulos do jogo, os angolanos pouco ou nada tinham a fazer numa final em que chegaram com sérios problemas, que muito dificilmente não afectariam no rendimento da equipa, desde a fraca qualidade técnica, instabilidade no balneário à demissão do seleccionador à meio da prova, sendo este um facto inédito no "mundo da bola ao cesto".

Com este triunfo, os tunisinos apuraram-se directamente para os Jogos Olímpicos de Londres, que decorrem entre 28 de Julho a 12 de Agosto de 2012. Nos jogos antecedentes, nas quais a Selecção Nacional mostrou ousadia e sobretudo força para superar as adversidades, ontem, a selecção angolana de basquetebol estiveram inertes diante da selecção da Tunísia apesar de terem equilibrado em algumas etapas da partida.

Os tunisinos foram mais fortes nos lançamentos a longa distância, ao contrário do cinco nacional, e terminaram o primeiro período com uma vantagem de 12 pontos (9-21). No segundo quarto, a Selecção Nacional melhorou a defesa e efectuou uma incrível recuperação de 21 pontos de diferença, para 11 ao cabo dos primeiros 20 minutos.

Os angolanos tentaram recuperar até aos dez pontos, mas o adversário esteve determinado em quebrar o ciclo vitorioso dos deca-campeões.

No final do jogo o seleccionador nacional Jaime Covilhã, reconheceu a supremacia dos tunisinos sobre os angolanos. "Foi uma vitória justa da selecção da Tunísia, porque ao longo da partida mostrou maior maturidade competitiva. Quero dar os parabéns aos meus jogadores, porque foram de facto verdadeiros heróis", disse.

Por seu turno o técnico da Tunísia Adel Tlatli, que claramente esteve emocionado pela conquista da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações, garantiu que o triunfo da sua selecção esteve na táctica. "Tivemos pela frente uma grande selecção. Tacticamente, estivemos muito bem e acredito que foi aí que conseguimos derrotar a selecção de Angola", disse Adel Tlatli.

Agora Angola deverá disputar o torneio pré-olímpico para tentar o apuramento aos jogos de Londres, para o qual a Tunísia está qualificada.