Palancas Negras Tudo ou Nada

ugandaA Selecção de Angola volta a defrontar hoje a congénere do Uganda no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, com duas vitórias para cada e um empate no histórico de ambos conjuntos, iniciado em Junho de 1996, em Kampala. O primeiro desafio decorreu na capital ugandesa (Kampala), com o triunfo dos Palancas Negras, por 2-0. Por coincidência, Paulito e Paulão foram os artilheiros, sob comando do técnico português Manuel Gonçalves "Necas". O jogo contou para as eliminatórias do Mundial de 1998. Ainda com Necas, Angola recebeu os Cranes no mesmo ano, a 16 de Junho, na Cidadela, e voltou a vencer por 3-1, num jogo em que Paulão bisou e Paulo Silva fechou o expressivo resultado.

Nas eliminatórias para o CAN em Angola e Mundial na África do Sul (2010), angolanos e ugandeses voltaram a cruzaram-se em 2008. Derrota (1-3) em Kampala, com o treinador Oliveira Gonçalves, mas em Luanda, com Mabi de Almeida, registou-se empate (0-0). Na era do francês Hervé Renard, nesta campanha para Gabão e Guiné Equatorial (2012), Angola foi batida em Kampala por 0-3, pelo que se aguarda pela desforra hoje, sob liderança de Lito Vidigal. Distanciados por 17 lugares, no ranking da Confederação Africana de Futebol (CAF), Angola está no 31º posto e Uganda 14º, e 16 posições no da FIFA (96º/80º), as duas formações protagonizam o sexto encontro, pontuável à quinta jornada das eliminatórias de acesso ao CAN'2012.

Os Palancas Negras entrarão no jogo deste domingo "transformados" em relação ao da primeira ronda. Além de ter o novo técnico, Lito Vidigal, terá Love, Chara, Wilson, Neblu, Amaro, João Martins, Osório, Fabrício, Mateus, Dedé, Marco Aerosa, Zuela, Vunguidica, Flávio, Carlos e Tiquinho como estreantes frente ao Uganda. O desafio é pontuável para a penúltima jornada (Grupo J) de apuramento ao CAN'2012. Uganda lidera com 10 pontos, seguido por Angola com seis. O Quénia está em terceiro com quatro. A  Guiné-Bissau é o último com três.