Revitalização da educação física e desporto escolar a caminho da realidade

nanO Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos reconheceu que o actual estado da prática desportiva nas escolas do país é preocupante e requer uma pronta intervenção, depois do diagnóstico apresentado pela Comissão para o Estudo e Revitalização da Educação Física e do Desporto Escolar.

A constatação foi revelada ontem, durante abertura do 1º Fórum sobre a Revitalização da Educação Física e Desporto na Escola, no auditório da Escola Nacional de Administração (ENAD), em Luanda, onde durante três dias especialistas de Angola e Portugal vão transmitir os seus conhecimentos e experiências, para se estabelecerem princípios basilares, de modo a conformar todo o trabalho a desenvolver nos próximos anos. "No diagnóstico preliminar sobre o sector, realizado em seis províncias, constatou-se que existem poucos professores de educação física a leccionarem a disciplina. A maior parte das instalações desportivas das escolas encontram-se degradadas ou têm sido utilizadas para fins diferentes daqueles para os quais foram concebidas", revelou.

Por outro lado, o Vice-Presidente reconheceu ainda que o material desportivo à venda no mercado chega aos estudantes a preços acima do seu poder de compra. Esta situação, segundo ainda o governante, precisa de mudanças para que se elevem os indicadores qualitativos e quantitativos. Fernando da Piedade Dias dos Santos apontou as soluções para se alterar o actual quadro de situação, que passa por uma maior abrangência de alunos. Por outro lado, devem ser seleccionados os melhores para integrarem o desporto de rendimento ou de alta competição.

"É necessário que tenhamos quadros com formação adequada e especializada no ensino da educação física e, ao mesmo tempo, sejam capazes de conduzir o processo da formação desportiva das crianças e dos jovens nas escolas, institutos médios e universidades. Neste sentido, deverá ter início no próximo mês de Dezembro um programa de formação acelerada de formadores de educação física", anunciou o governante. Segundo ainda o Vice-Presidente da República, a educação física e o desporto são assumidos pelo Executivo angolano como actividades de grande importância social, cultural e política, na medida em que contribuem para promover o espírito de solidariedade, da amizade e da unidade nacional.