Selecção derrota Alemanha

 

angndebolA Selecção Nacional carimbou ontem o passe para os oitavos-de-final da competição, ao derrotar a similar da Alemanha, por 25-22, em jogo da quinta e última jornada do Grupo-A do Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino.

 

A equipa nacional sofreu nos primeiros 20 minutos, para alcançar uma vantagem de quatro golos, depois de ter sentido inúmeras dificuldades nos minutos iniciais para impor o seu jogo.
O nervosismo que tem caracterizado os momentos iniciais voltou a ficar patente, mesmo quando a equipa esteve em vantagem no marcador, com perda de ataques de forma infantil, mas as alemãs também não conseguiam aproveitar.
Angola chegou ao intervalo a vencer por quatro bolas de diferença (14-10). Para ilustrar o quão difícil foi este período, até aos 20 minutos, as duas equipas tinham marcado apenas sete golos.
Nos últimos dez minutos, Angola melhorou a sua prestação ofensiva, marcando mais sete contra apenas três da Alemanha, aproveitando o desacerto e o nervosismo que se instalou na equipa germânica conforme o marcador se foi dilatando.
No reatamento, as angolanas voltaram a mostrar ansiedade, mas acertaram pouco tempo depois e foram mantendo a vantagem, mas sem tirar partido dos inúmeros falhanços das germânicas. Em seis ataques, as angolanas marcaram apenas em duas ocasiões.
A guarda-redes alemã, Sabine Englert, era um autêntico quebra-cabeças para o ataque angolano, neutralizando várias investidas das decacampeãs africanas, que não conseguiam manter a serenidade no momento decisivo.
Mesmo com uma vantagem de quatro/três golos, as angolanas não conseguiam ter a tranquilidade para traduzir em golos as acções ofensivas, fazendo remates precipitados.
Angola melhorou defensivamente a partir dos quinze minutos e as alemãs passaram a ter mais dificuldades para violar as redes angolanas.
O contra-ataque começou igualmente a funcionar, mas mantinha-se a vantagem de quatro golos.Nos últimos minutos, as angolanas permitiram que as germânicas reduzissem para dois golos, mas insuficientes para impedir a vitória. Luísa Kiala foi considerada a melhor jogadora da partida.