Hoje Angola - Rússia

ndebolA Selecção Nacional defronta hoje às 14h30 a similar da Rússia, em partida para as classificativas do quinto ao oitavo lugar, da XX edição do Campeonato do Mundo de Andebol Sénior Feminino, a decorrer no Brasil.

As pupilas de Vivaldo Eduardo vão procurar contrariar o favoritismo das russas, actuais campeãs mundiais, mas para que tal aconteça têm de evitar os erros cometidos no jogo dos quartos-de-final diante das dinamarquesas.


Com o objectivo estabelecido já alcançado, cabe às campeãs de África jogar com calma, sem a precipitação e o nervosismo evidenciados na quarta-feira.


Vivaldo Eduardo e Edgar Neto esboçaram a estratégia para abordar o jogo frente à Rússia, sabendo que  têm pela frente muitas dificuldades, pois vão defrontar uma equipa ferida no seu orgulho e que pretende redimir-se da derrota com a França.

A equipa tem consciência de que não é uma partida fácil, mas vai lutar para tentar surpreender as russas, baseando o jogo numa defesa coesa e nos contra-ataques rápidos, sem descurar os ataques planeados.


Ontem, o "sete nacional" voltou a treinar no pavilhão Ibirapuera de São Paulo, numa sessão que serviu para ensaiar os esquemas tácticos a utilizar contra as russas. As atletas também observaram os vídeos dos jogos mais recentes das campeãs do mundo em título, para tirar ilações e estudar as melhores formas de anular  as ofensivas do combinado russo.


Marcelina Kiala, Natália Bernardo e Elzira Barros estão limitadas do ponto de vista físico, mas a equipa vai entrar moralizada para fazer boa figura no encontro.


O técnico Vivaldo Eduardo admitiu, em declarações ao Jornal de Angola, poupar essas jogadoras, já com o pensamento na Taça de África das Nações, que se disputa em Janeiro. O cartaz para hoje inclui ainda os jogos Croácia-Brasil (às 17h30), igualmente para as classificativas do quinto ao oitavo lugar, e os confrontos das semi-finais entre a França e a Dinamarca (20h30) e Noruega-Espanha (23h00).