Selecção nacional inicia preparação

sele_nac_and1As selecções nacionais de andebol sénior, em ambos sexos, reiniciam esta manhã a preparação, depois da pausa do Natal, tendo em vista a participação no Campeonato Africano das Nações, de 10 a 21 de Janeiro, no Reino de Marrocos.
O "sete" nacional liderado por Filipe Cruz realiza um treino, às 6h00, na quadra de jogos do Gama. A sessão de trabalhos incide na melhoria dos fundamentos físicos, técnicos e tácticos (corridas, dribles, passes, marcação e desmarcação), culminando o aprumo com o habitual jogo de treino.

Filipe Cruz mostrou-se satisfeito com a entrega e o empenho dos jogadores nos treinos. "O grupo está a trabalhar sem nenhum percalço. Há, de facto, muita entrega e dedicação dos atletas para figurarem entre os 12 para o africano", realçou o seleccionador. Em relação à ambição da equipa nacional na prova, o treinador apontou como objectivo a disputa dos lugares cimeiros, apesar de reconhecer o valor da campeã, Tunísia. "Faremos tudo para conseguir o apuramento aos quartos-de-final. Depois, vamos pensar na passagem às meias-finais e final", assegurou.
No sector feminino, a pivô Anastácia Sibo (Petro de Luanda) é a novidade na equipa nacional para reforçar o centro da defesa. A jogadora da formação tricolor junta-se ao grupo de trabalho no Fitness Clube.

Segundo J.A. O preparador físico Artur Barros reforça igualmente a equipa técnica da Selecção Nacional, para colmatar o problema de recuperação das jogadoras, face às lesões de Marcelina Kiala, Natália Bernardo e Elzira Tavares. A equipa é constituída pelas atletas que no "mundial" do Brasil conseguiram o oitavo lugar. Angola e Tunísia são candidatas à conquista do troféu no "africano" de Marrocos. As tunisinas, que estagiam na Rússia, pretendem conquistar a Taça em posse de Angola há 21 anos. Em 2010, na final disputada em solo tunisino, Angola derrotou a equipa da cas, por 30-29.

Amanhã, as duas selecções partem para o estágio no "velho continente". Os comandados de Filipe Cruz cumprem a segunda etapa de preparação em Portugal, enquanto as pupilas de Vivaldo Eduardo trabalham em França.