Campeãs africanas recebidas de forma festiva no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro

andAs campeãs africanas de andebol desembarcam este domingo em Luanda, provenientes de Lisboa, depois da conquista, na sexta-feira, do 11º título continental no Campeonato Africano, disputado entre os dias 11 a 20, nas cidades marroquinas de Salé e Rabat.

À chegada, a delegação nacional vai ser alvo de uma calorosa recepção, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, promovida pelo Ministério da Juventude e Desportos, Federação Angolana de Andebol e Movimento Nacional Espontâneo.

O reconhecimento das campeãs tem o ponto alto marcado para o pavilhão do CODENM, do 1º de Agosto. O titular da pasta dos Desportos, Gonçalves Muandumba, disse, ao Jornal de Angola, que "o Executivo criou as condições ideais para que seja prestado tributo às Pérolas de África".
"O Ministério, a Federação e o Movimento Espontâneo estão empenhados em prestar o melhor acolhimento às jogadoras. Infelizmente, viajo para Malabo para dar força aos Palancas Negras, mas as condições estão criadas", assegurou Gonçalves Muamdumba.
andebol

Sobre à revalidação do título, referiu que sempre acreditou na conquista do campeonato, apesar das peripécias por que passou a equipa nacional. "Bebi muita água. Houve momentos que desempenhei o papel de treinador. Foi um ambiente difícil, mas conseguimos arrebatar o troféu", declarou.
O ministro garantiu que o Executivo vai criar condições para uma excelente participação da Selecção Nacional nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.
O presidente da federação teve de abandonar o pavilhão, face à pressão do jogo: "Fiquei no exterior do campo, com um maço de cigarros e uma garrafa de água. Este título o tem um sabor muito especial".    

Pedro Godinho disse que já pensa nos Jogos de Londres: "Quando chegarmos a Luanda, vamos reunir com o Comité Olímpico Angolano para definirmos as balizas da nossa presença".
As campeãs africanas foram apoiadas no jogo da final por cerca de 50 estudantes angolanos.
A embaixada de Angola em Marrocos ofereceu um jantar às campeãs, em que não faltaram a gastronomia e a música angolanas.