Angola empata com Malawi

palancas_santanaA selecção nacional empatou este sábado com a sua congénere do Malawi a uma bola, na primeira partida da última eliminatória de acesso a Taça CHAN de 2011, em partida disputada no estádio 11 de Novembro, em Luanda.

Os visitantes inauguraram o marcador aos 33 minutos, por Harry Nyirenda, e os Palancas Negras restabeleceram a igualdade no período de compensação, pelo suplente Santana Carlos.

Angola desperdiçou uma grande penalidade aos 44 minutos por David, que acertou no poste direito da baliza adversária.
A segunda "mão" disputa-se dentro de 15 dias em Blantyre (Malawi).

O vencedor desta eliminatória apura-se para a fase final da segunda edição do campeonato africano de futebol para jogadores que actuam nos respectivos países (CHAN), a ter lugar no Sudão em 2011.

No final do jogo o capitão da selecção nacional de futebol, Carlos Alonso "Kali", disse esta noite, em Luanda, que os Palancas Negras vão estar presentes na segunda edição do CHAN a realizar-se no próximo ano no Sudão.

kaliKali que falava durante a conferência de imprensa garantiu que Angola tem uma boa equipa e poderá vencer o adversário em sua própria casa assumindo falhas cometidas durante o embate.

"Hoje cometemos algumas falhas e sofremos um golo. Mas ainda assim temos que acreditar que vamos passar, porque temos tudo em aberto para garantir a nossa qualificação", declarou o capitão dos palancas negras disse que será uma honra para todos os angolanos verem a sua equipa a qualificar-se para uma prova que se irá disputar pela segunda vez.

"Fizemos uma boa exibição; faltaram apenas mais golos.

Obrigado ao público que se fez presente estar tarde aqui no estádio", frisou.

O seleccionador nacional de futebol, Hervé Renard, atribuiu o empate a um golo hoje, em Luanda, diante do Malawi para a primeira "mão" da segunda eliminatória de acesso à Taça CHAN à falta de tranquilidade de alguns atletas na finalização.

Hervé Renard, que falava em conferência de imprensa no final da partida, disse que a selecção nacional teve inúmeras oportunidades para marcar mas alguns atletas tiveram pouca concentração na finalização.

palancas_Herv_Renar"Fizemos um bom jogo, falhamos muitos golos, mas ainda assim tenho que felicitar os meus jogadores que tiveram um bom comportamento durante todo o desafio", afirmou.

Para o jogo da segunda "mão" o seleccionador nacional garantiu que vai trabalhar ainda mais a finalização para que a eliminatória possa ser garantida, e melhorar alguns aspectos na defesa que em alguns momentos da partida esteve um pouco apática.

Disse que é preciso encorajar os atletas para o jogo de resposta dentro de quinze dias.

Quanto ao público mais de 20 mil espectadores presentes no recinto não deixaram de aplaudir os pupilos do francês Hervé Renard.

Os primeiros momentos de euforia no principal recinto que albergou o CAN2010 começaram com a entrada do conjunto nacional ao relvado para o aquecimento

No Estádio, onde o jogo era assistido entre momentos de pequenos silêncios e barulho, o público continuou a apoiar a sua selecção e tal comportamento patriótico acontecia sempre que os Palancas Negras fossem à ofensiva.

A selecção do Malawi silenciou por alguns minutos o estádio ao marcar o primeiro golo da partida, aos 33 minutos.

Na segunda parte, os jogadores nacionais "carregaram baterias" e os adeptos encheram-se de fôlego, e foram apoiando a selecção que estava em desvantagem.

palancas_publicoTrajados com as cores nacional (vermelho, amarelo e preto) os adepto viveram o grande momento de euforia no Estádio com o golo apontado por Santana, já na fase dos descontos. Um golo que fortaleceu a esperança da qualificação.

A partida foi pontuável a primeira "mão"da última eliminatória para o Campeonato Africano das Nações (CHAN) que se vai disputar em 2011, no Sudão.

O CHAN é uma competição reservada a jogadores que actuam nos seus países. A primeira edição teve lugar em 2009 e foi ganha pela República Democrática do Congo.