Liga Africana com finalistas conhecidos

ambuilaA quinta jornada da Liga dos Campeões Africanos disputada no último fim-de-semana não registou qualquer surpresa, pelo que as equipas apontadas inicialmente como favoritas lograram, natural e atempadamente, a sua qualificação às meias-finais.  Tratam-se do Espérance Tunis (Tunísia), do TP Mazembe (RDC), do Kabylie (Argélia) e do Al Ahly (Egípto), todos eles considerados como "poderosos" no Continente Africano. Como prova está o seu apuramento à fase seguinte, quando ainda falta uma ronda por disputar, com partidas escalonadas para os dias 17, 18 e 19 do corrente mês de Setembro, uma data que servirá apenas para o cumprimento do calendário.

Nesta perspectiva, pode-se dizer que já "terminou" a campanha para os restantes concorrentes que não tiveram "estofo" para se rivalizar com outros. No Grupo A, quem mais "perdeu" foi o Sétif da Argélia, que não conseguiu travar por completo a marcha do líder, o Espérance Tunis. O empate a duas bolas alcançado no terreno do adversário foi insuficiente para relançar o seu "voo", já que uma vitória sua e uma derrota do representante da RDC dar-lhe-ia o direito de juntar-se ao TP Mazembe na segunda posição, e discutir, na última jornada, o apuramento.

Porém, isto não aconteceu, uma vez que empatou em Tunis, enquanto os "corvos" de Lubumbashi não deram "tréguas"ao Dynamos do Zimbabwe, que perdeu na sua deslocação à segunda cidade congolesa, por 1-2. Na verdade, uma vitória da equipa do Zimbabwe daria outro "gosto" à Liga, pois conceder-lhe-ia muitas hipóteses para discutir o apuramento na última ronda, em que joga com o actual líder, o Espérance Tunis. Com este quadro, o clube tunisino e o TP Mazembe já pensam nas meias-finais, em que defrontam o segundo e o primeiro classificados do Grupo B. Ou seja, as meia- finais já têm o cartaz bem definido: Espérance Tunis-Al Ahly e TP Mazembe-Kabylie.

Na série B, destaca-se a estabilidade do Kabylie, o carrasco do Petro. Como líder incontestável do grupo, está muito bem embalado rumo à conquista do troféu, que foi sempre a sua ambição. E tudo indica que este sonho está, perfeitamente, ao seu alcance. Desta vez, a "vítima" foi o Ismailia do Egipto, que foi incapaz de reagir positivamente na sua viagem a Tizi Ouzoou, perdendo por 0-1. O único golo foi marcado nos últimos minutos por Izu Azuk, o grande "herói", que ajudou o Kabylie a consolidar a sua liderança. Finalmente, neste mesmo grupo, no Cairo, o Al Ahly confirmou o seu favoritismo ao derrotar o Heartland da Nigéria, por 2-1. E garantiu o seu apuramento às meias-finais.
Sudaneses indomáveis na Taça da Confederação

Para a Taça da Confederação, a segunda competição mais prestigiada nas Afrotaças, é de destacar a campanha impressionante do Al Hilal do Sudão, "alojado" no Grupo A, que ao cabo das três jornadas mantém  o "mito de invencibilidade".  Depois de "despachar" o Al ttihad da Líbia (2-1, fora de casa) e o AS FAN do Níger (4-2), desta vez, os sudaneses do Al Hilal derrotaram por 2-1, no seu reduto, os malianos do Djoliba, que comprometeram seriamente as suas ambições. É verdade que a caminhada é ainda longa. Porém, a empreitada aparece como muito difícil. Ainda neste grupo A, o Al Ittihad, que eliminou o 1º de Agosto, venceu sem apelo nem agravo o AS FAN do Níger (último classificado) por 4-0.

Para outra série, o FUS Rabat assegurou a liderança, vencendo o "aflito" Harras Al Hoddoud, por 1-0, em jogo disputado na capital marroquina. Por seu turno, o CS Sfaxien foi travado na sua corrida pelo Zanaco, que, em Lusaka, somou pela primeira vez os seus três pontos, mercê do seu triunfo por 1-0. Esta proeza permitiu-lhe partilhar o segundo lugar com CS Sfaxien, pois, ambos somam quatro pontos.

Resultados e classificação

Liga :
Grupo A: Espérance Tunis (Tunísia)-Sétif (Argélia): 2-2, TP Mazembe (RDC)-Dyanamos FC (Zimbabwe): 2-1.
Classificação:
1º Espérance Tunis (10 pontos), 2º TP Mazembe (10 pontos), 3º Entente Sétif (5 pontos), 4º Dynamos Harare (3 pontos).
Grupo B: Al Hahly (Egípto)-Heartland (Nigéria): 2-1. Kabylie (Argélia)-Ismailia (Egipto): 1-0.
Classificação:
1º Kabylie (13 pontos), 2º Al Ahly (8 pontos), 3º Heartland (4 pontos), 4º Ismailia (3 pontos).
Taça da Confederação:
Grupo A: Al Hilal (Sudão)-Djoliba de Bamako (Mali): 2-1, Al Ittihad (Líbia)-AS FAN (Níger): 4-0.
Classificação:
1º Al Hilal (9) pontos), 2º Al Ittihad (6 pontos), 3º Djoliba de Bamako (1 ponto) 4º AS FAN (1 ponto).
Grupo B: FUS (Marrocos)-Haras El Hodoud (Egipto): 1-0, Zanaco (Zâmbia)-CS Sfaxien: 1-0.
Classificação:
1º. FUS Rabat (6 pontos), 2º CS Sfaxien (4 pontos), 3º Zanaco (4 pontos), 4º Harras Al Hoddoud (2 pontos).

Giuseppe Dossena no Saint George da Etiópia
Giuseppe Dossena, antigo craque italiano, campeão do Mundo em 1982, assinou, recentemente, um contrato válido por dois anos pelo clube etíope de Saint George. De 52 anos de idade, o técnico italiano regressa ao solo africano depois de uma experiência de dois anos (1998-2000) à frente da selecção ghanense.  Segundo a direcção do clube, a tarefa de Giuseppe é fácil, pois lhe será incumbida a missão de elevar um pouco mais o nível de uma equipa que já na época passada venceu o campeonato, totalizando, assim, oito títulos a nível nacional. Porém, as exigências podem ser maiores na arena internacional, pois, a meta, neste contexto, é ir o mais longe possível na Liga dos Campeões Africanos.

Neste âmbito, os dirigentes do Saint Geoge afirmam que chegou a hora de o seu clube marcar a diferença fora do país. Mas, à sua chegada a Addis-Abbeba, o técnico contratado dirigiu as seguintes palavras à imprensa local: "Não sou mago, pois o sucesso de uma equipa depende dos dirigentes, dos jogadores e do trabalho. Não prometo mudar muita coisa. Estou feliz por ter merecido a confiança da parte da direcção do clube que vou orientar. Como faço parte de um projecto sério, tudo farei para não frustrar ninguém". Com este acordo, Giuseppe Dossena sucede ao sérvio Milutin Micho Sredojevic, que há bem pouco tempo foi para o Sudão com o plano de treinar o El Hilal de Omdurman.