Selecção nacional defronta Senegal no destaque da 2ª ronda

8887755A selecção nacional de futebol defronta sexta-feira, a partir das 20:00 locais (18 em Angola), no Port-Sudão Stadium, a sua congénere do Senegal no destaque da segunda jornada do Grupo D do CHAN2011, que decorre desde dia 4 deste mês, neste país.

Depois do empate (1-1) na estreia diante dos tunisinos, conseguido a "tangente", os angolanos voltam a enfrentar uma das equipas mais equilibradas da série e do campeonato, que aparentemente se encontra com os níveis de motivação altos, face o triunfo (2-0) sobre o Rwanda na jornada inaugural.

A equipa nacional terá que entrar em campo com determinação e precaução para evitar surpresas, como a do jogo inaugural em que sofreu o golo aos seis minutos, mas não abdicar do ataque, sector chave para o sucesso de qualquer conjunto.

O encontro afigura-se de capital importância para ambos, sendo que uma vitória dos "Palancas Negras" colocaria a formação orientada por Lito Vidigal bem próximo dos quartos-de-final, ao passo que para os senegaleses, comandados tecnicamente por, Joseph Koto, significaria o apuramento à fase seguinte.

Em campo estarão dois conjuntos que, embora renovados com a sua "prata da casa", se podem considerar conhecidos, pois levam já cinco partidas disputadas, divididas em duas vitórias para cada e um empate.

O conjunto angolano vai procurar repetir a proeza do CAN2008, no Ghana, em que goleou a congénere senegalesa, por 3-1, no estádio de Tamale, quando o Senegal integrava a lista dos melhores conjuntos do continente, e não só, e contava com "estrelas" como, entre outros, El Adji Diouf, Boba Papa Dioup, Ferdinand Coly e Henry Camará.

Apesar de vir de um empate, os comandados de Lito Vidigal têm força anímica suficiente para contrariar o ligeiro favoritismo teórico que recai ao adversário, uma vez que precisam de pontuar para enfrentar o Rwanda, na terceira e última jornada do grupo, em condições favoráveis para garantir o apuramento aos quartos-de-final.

Osório, Nary e companheiros deverão municiar o ataque, onde Love tem responsabilidades acrescidas para facturar, perante uma selecção cujo histórico futebolístico não difere muito do conjunto angolano.

O confronto entre angolanos e senegaleses data de 1984, quando no apuramento para o mundial do México 86 cada, nas duas "mãos", cada uma obteve vitória de 1-0 e no prolongamento os "Palancas Negras" passaram a eliminatória (4-3).  Angola foi eliminada pela Argélia.

Dentre várias provas no continente, ambas têm cada uma presença em campeonatos do mundo e nunca lograram vencer a Copa Africana das Nações (CAN). Além deste encontro, jogam Rwanda e Tunísia, a partir das 17:30, menos duas horas em Angola.

O grupo é liderado pelo Senegal, com três pontos, mais dois que Angola e Tunísia, ao passo que o Rwanda ainda não pontuou.