Blatter apoia Mundial de 2012 em zona atingida por tsunami

blaterO presidente da FIFA, Joseph Blatter, expressou, sábado, o seu apoio à realização de algumas partidas do Mundial de Clubes de 2012 em algumas cidades do Nordeste do Japão, região devastada pelo terremoto e tsunami de Março deste ano, após visitar a província de Miyagi, uma das mais afectadas pela tragédia, de acordo com o site brasileiro terra. "Sou totalmente a favor de usar um dos estádios, mas decidiremos qual é o mais apropriado para a competição", disse o suíço, após visitar o centro futebolístico financiado pela FIFA, na cidade de Matsushima, e percorrer outras cidades de Miyagi.

O Estádio Yurtec de Sendai, sede do clube japonês Vegalta Sendai, tem capacidade para 20 mil espectadores e é um dos maiores da região, assim como o de Miyagi, na cidade de Rifu. Em declarações divulgadas pela agência de notícias japonesa Kyodo, Blatter explicou que a FIFA chegou a cogitar levar o torneio ao Nordeste do Japão neste ano, mas acabou por decidir em realizá-lo no estádio Toyota de Nagoya e no Estádio Internacional de Yokohama, ambos no centro daquele país.


"Neste ano, tivemos de manter a realização (do torneio) nessas duas cidades, mas no ano que vem, está tudo em aberto e  tenho a certeza que, junto com o comitê organizador local e o meu amigo Junji Ogura, presidente da federação japonesa, vamos encontrar uma solução", disse Blatter. O presidente da FIFA mostrou-se comovido ao ver os impactos da catástrofe de 11 de Março na região que visitou neste sábado.


"O que vi é a desolação. Parece um terreno devastado pela guerra, mas foi devastado pela natureza", referiu o suíço. Blatter também manifestou o seu apoio à realização do  Campeonato do Mundo de futebol feminino de 2019 no Japão, algo que prometeu sugerir na reunião do Comitê Executivo da FIFA  que se vai realizar na próxima semana, em Tóquio. "Os japoneses demonstraram a sua capacidade de organização quando realizaram o Campeonato do Mundo de 2002 em conjunto com o seu vizinho sul-coreano", destacou o suíço, que também lembrou a vitória da seleção feminina japonesa no Mundial deste ano, disputado na Alemanha. Blatter disse que seria uma boa ideia realizar o campeonato feminino de 2019 no Japão, pois o único país da Ásia a organizar a competição foi a China.


Al-Sadd vai defrontar o Barcelona


na semi-final do Mundial de Clubes
O técnico uruguaio Jorge Fossati tem a ingrata missão de denfrontar, no dia 15 deste mês, o Barcelona numa das semi-finais do Mundial de Clubes que se disputa no Japão. Ontem, o Al-Sadd, do Qatar, derrotou o Espérance de Túnis da Tunísia por  2-1 e se qualificou para uma das semi-finais da competição. A outra semi-final, marcada para o dia 13, vai ser disputada entre o Santos FC do Brasil e o Kashiwa Reysol do Japão.


Apostando em contra-ataques e bolas paradas, o conjunto do Médio Oriente conseguiu segurar a melhor qualidade de jogo do adversário, que teve dois golos anulados durante o encontro, disputado no Estádio Toyota, na cidade com o mesmo nome. A equipa do Qatar iniciou a partida de maneira cautelosa, permitindo ao adversário controlar o ritmo do encontro. Melhor tecnicamente e armado especialmente pelo médio e capitão Darragi, o cojunto africano criou a primeira grande oportunidade de golo aos 19 minutos. Depois de uma jogada bem trabalhada, Ndjeng recebeu um passe dentro da grande área e disparou de perna esquerda, mas para azar dos tunisianos, a bola tocou na trave esquerda de Mohamed.


A oportunidade criada ratificou o domínio imposto pelo clube africano na partida deste domingo. A qualidade no passe do Espérance confundiu a marcação do Al-Sadd, que enfrentava grande dificuldades para parar o meio-campo adversário. O que estava em jogo era uma vaga para a semi-final do Campeonato do Mundo de Clubes e também a oportunidade de defrontar o Barcelona e isso fez com que a disputa entre o Al-Sadd, campeão asiático, e o Esperance de Túnis, a melhor equipa da África, fosse de facto uma grande batalha de nervos.


O Espérance de Túnis, orientado pelo técnico Nabil Maaloul, alinhou com Ben Chififa; Coulibaly (Afful), Hichri, Yayá Banana e Chemmam; Mouelhi, Traoui, Bouazzi e Darragi (Ayari); Msakni e Djeng,  enquanto que o conjunto do Al-Sadd entrou em campo com Mohamed; Lee, Majid, Obaid e Belhadj; Kasola, Al-Bloushi, Rizik (Zakariya), Keita e Khalfan (Ahmad); Niang (Khalid).Os golos da partida foram marcados por Khalfan, aos 33 minutos do primeiro tempo para o Al-Sadd, e Darragi marcou o tento de honra do Espèrance aos 14 minutos do segundo.


Mourinho com discurso


positivo apesar da derrota

O técnico do Real Madrid, José Mourinho, apesar de triste com a derrota de 3-1, mantém-se longe de se sentir derrotado, este que, sábado, esteve em conferência de imprensa no final do eterno clássico espanhol entre Real Madrid e Barcelona. Apesar do desaire da sua equipa, Mourinho afirmou que os seus jogadores continuam tranquilos e empenhados em chegar às mini-férias de Natal na liderança da "La Liga".


"Tinha dito antes do jogo que estamos muito equilibrados emocionalmente e que também não seria nem uma vitória, que nos deixaria a seis pontos, nem uma derrota que nos iria desequilibrar. Obviamente, ganhas e estás feliz, perdes não estás feliz. Estamos equilibrados e sabemos que estamos com os mesmos pontos, temos menos um jogo. Se não perdemos esse jogo, chegaremos às mini-férias de Natal em primeiro e essa é a realidade", afirmou o "Special one".


Mourinho referiu-se ainda ao papel da sorte, tanto no segundo golo do FC Barcelona quanto no facto de algumas das oportunidades do Real Madrid não se terem concretizado, incluindo um falhanço de Cristiano Ronaldo na primeira parte, à frente da baliza de Victor Valdez."Foi uma primeira parte super equilibrada. Uma segunda parte onde há um segundo golo de pura sorte (do FC Barcelona). Tivemos oportunidades para marcar, mas depois eles tiveram a supremacia psicológica de estar a ganhar, de poder finalmente trocar a bola como tanto gostam", disse.


O técnico português também não perdeu a oportunidade para deixar algumas farpas à equipa de arbitragem e dizer que os seus jogadores, muitas vezes, parecem com medo de dividir os lances devido à dualidade de critérios evidenciada num passado recente: "os jogadores tiveram algumas razões para terem medo. A história dos outros jogos em jogada dividida, com este adversário, acaba com cartão, mas não fizemos isso, tivemos uma situação de contra-ataque. E um jogo que estávamos a ganhar foi condicionado por isso", concluiu Mourinho.


Os golos apontados pelo Barcelona na partida de sábado ilustram bem as dificuldades encontradas pelo técnico José Mourinho nos jogos diante do Barcelona. Nenhuma equipa ganhou tantas vezes ao treinador português. Ao longo de uma carreira brilhante, Mourinho já teve de engolir oito derrotas frente aos catalães. O segundo clube que mais vezes venceu Mourinho é o Liverpool: cinco vezes.Curiosamente, em sentido contrário, é curioso assinalar que a vítima predilecta de Guardiola é o Real Madrid. No seu percurso enquanto treinador, Pep já derrotou oito vezes o emblema da capital, as mesmas do Atlético Bilbau.Esta foi a primeira vez em 72 jogos que o Real Madrid permitiu uma reviravolta no marcador.


Al-Sadd vai defrontar o Barcelona


na semi-final do Mundial de Clubes

O Kashiwa Reysol bateu, ontem, o Monterrey, por 4-3, nos penáltis e vai defrontar o Santos na outrameia-finai do Mundial de Clubes. O campeão da J-League, Liga japonesa, e o conjunto mexicano empataram no tempo regulamentar a uma bola.Os golos chegaram no segundo tempo, tendo Leandro Domingues inaugurado o marcador aos 53 minutos, enquanto Suazo fez a igualdade para o Monterrey.


O empate manteve-se no prolongamento e nos penáltis, Tanaka, do Kashiwa, falhou assim como Lucho e Orozco, do Monterrey, também não conseguiram concretizar em golo a marca das grandes penalidades.No outro jogo, o Al-Sadd bateu o Esperance Tunis, por 2-1. Assim, o campeão asiático vai defrontar o Barcelona na outra meia-final. Al Khalfan fez o primeiro aos 33 minutos, Koni dilatou a vantagem e Darragi reduziu aos 60 para o Espérance.