Angola festeja goleada, mas termina com empate na abertura do CAN 2010

flavA selecção nacional de futebol empatou ontem (4-4), no Estádio 11 de Novembro, com a sua congénere do Mali, na abertura da Taça de África da Nações Orange-Angola2010.
Quando tudo indicava para uma vitória dos Palancas, já que aos 80 minutos venciam por 4-0, o combinado nacional deixou-se empatar nos últimos dez minutos do encontro, permitindo que os malianos marcassem quatro golos.

Ao intervalo Angola vencia por 2-0, com dois golos de Flávio Amado. Gilberto, aos 63, e Manucho Gonçalves, aos 74 minutos, fizeram os restantes golos do combinado nacional.

A equipa angolana mostrou segurança e dominou o encontro até aos 80 minutos, diga-se em abono da verdade, altura em que desenhava a goleada histórica, um sonho que começou a ser construir por Flávio Amado.

O que se adivinhava ser uma noite de glória e desforra da goleada sofrida (0-4) em Paris, em Fevereiro de 2009, acabou em lágrimas.
mali

O seleccionador do Mali, o nigeriano Stephen Keshi mexia na equipa, tentado ganhar a batalha do meio campo onde Angola tinha superiodade mas aos 73' Manucho fez o 4-0 de penalty, num lance dividido entre Keita e Gilberto.

A partir daqui, foi o pesadelo.  Manuel José ainda fez entra Enoque para o lugar de Flávio e Love para a posição de Gilberto mas via a sua equipa a recuar.
Aos 77' Carlos falhou uma bola que parecia ter controlado e Keita reduziu para 1-4. Aos 87' Kanouté, num excelente golpe de cabeça, ainda deu novo alento aos malianos mas ninguém acreditava no que viria a acontecer. Aos 92' nova confusão na área e Keita reduziu para 3-4 e no último minuto, Yattambaré empatou.

Os angolanos "descansaram", enquanto a entrada de Seidou Keita revolucionou a reviravolta dos malianos, que nunca desistiram do jogo, ao contrário dos Palancas Negras que já se sentiam  vencedores antes do apito final.

O técnico da selecção nacional Manuel José fala em pouca concentração dos seus jogadores.mjose_impre

Hélder Luandino