Campeão perto da liderança

petroO Atlético Petróleos de Luanda deslocou-se a província da Huíla e venceu o desportivo local por duas bolas a zero em jogo a contar para a décima terceita jornada do campeonato nacional Girabola 2010, com golos de Santana Carlos e Job, este último de grande penalidade.

Ocupando a sexta e décima segunda posições, as duas equipas entraram para o relvado apostadas para o ataque, embora com precauções defensivas, tendo o conjunto caseiro assumido a iniciativa do jogo com incursões pelas alas, com grande incidência para acções de Letu a cruzar para a grande área contrária.

Por seu turno, o Petro Atlético de Luanda (20 pontos) respondia com jogadas esporádicas perpetradas por Job e Santana, sem quaisquer perigos para a defensiva contrária, até que aos 23 minutos um dianteiro dos petrolíferos obriga Dudu, do Desportivo (14) a quase ceder um auto golo para a equipa visitante.

Numa segunda parte com ocasiões de golo divididas, embora com maior ascendente para os visitantes, após domínio no primeiro período dos locais, Santana Carlos marca o primeiro golo dos petrolíferos aos 74 minutos para Job (grande penalidade) fazer o dois a zero, após penalty cometido por Dudu sobre Santana isolado na grande área.

O Desportivo da Huíla alinhou com Lambito (guarda-redes), Carol (substituído por André aos 68 minutos), Dudu, Chiwe e Ramaphoco, Sidney, Agostinho, Abega, rendido por Kikas na segunda parte (78 minutos), e Letú, cedeu o lugar a Zaipa, (meio-campo) aos 83 da segunda parte, Orlando e Tuabi (atacantes).

Técnico: Joaquim Finda.

O Petro começou com Lama (guada-redes), Jamuana, Loco, Kassoma, Nuno (desfesas), Job, Chara Etah e David, rendido por Malamba aos 76 minutos da segunda parte, (meio-campo), bem como Santana (substituído por Riddy aos 91 minutos) e Mabina no ataque.

Técnico: Bernardino Pedroto

No atinente a cartolinas amarelas foram exibidas para Sidney aos 19 minutos, Carol aos 44 minutos e Dudu aos 73, enquanto o mesmo Dudu foi expulso por acumulação aos 93 minutos.