ASA ergue taça de Angola nas alturas

asaA temporada futebolística 2010 encerrou oficialmente ontem, com a final da Taça de Angola, disputada no estádio Nacional da Cidadela, onde o Atlético Sport Aviação (ASA) derrotou na marca de grandes penalidades o Inter clube por 4-3, a formação da policia tinha pretensões de fazer a dobradinha, mas os aviadores tinham outros planos na bagagem e voaram mais alto erguendo a taça.

No estádio da Cidadela, em Luanda, o seu terceiro troféu da taça de Angola em futebol e retirou o "sonho" ao Interclube lograr a "dobradinha" na temporada 2010, após triunfo de 4-3 na transformação de grandes penalidades.

Sob o olhar atento do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a formação "aviadora" entrou para o rectângulo determinada para o ataque, com o objectivo de suplantar o seu adversário, que foi para arrebatar o seu segundo título da época, depois de ter já conquistado, recentemente, o campeonato nacional.

O conjunto do aeroporto, que decidiu o triunfo durante duas séries de grandes penalidades, após empate a nulo no tempo regulamentar e de prolongamento, acreditou que podia superar os campeões nacionais, em pleno dia que se comemora os 35 anos da proclamação da independência de Angola.

Quando tudo se previa uma vitória do Interclube, já que vencia por 3-1, os "aviadores" liderados pelo veterano Jamba, que entrou apenas aos 90 minutos, tiveram calma suficiente que lhes valeu salvar a temporada e lhes dará o direito de representar o país na próxima edição da Taça da Confederação, a par do 1º de Agosto (terceiro classificado do Girabola'2010).

O Interclube (campeão) e o Recreativo da Caála do Huambo (vice-acampeão) serão os "embaixadores" do país na competição de acesso a fase de grupos da liga africana dos clubes campeões.

No final da partida, o chefe de Estado, acompanhado da sua esposa Ana Paula dos Santos e do vice-presidente da república, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", teve a honra de entregar o troféu ao capitão Silva.

Numa altura em que o presidente do Atlético Spor aviação asa Zeca Venâncio diz que foi difícil gerir o plantel esta época.

A saúde financeira do clube será analisada em breve numa reunião com os outros patrocinadores.