Argentina vence Nigéria e mostra que vai dar trabalho na Copa da África

argentinaA Argentina fez 1 a 0 na Nigéria na estreia de ambas as seleções na Copa do Mundo, em jogo em Johannesburgo. A presença de torcedores argentinos no Ellis Park impressionou e deu ares de estádio argentino.

O encontro da 'Albiceleste' com os Super-Águias, disse Diego Armando Maradona, "é uma coincidência". Foi contra os africanos que o eterno camisa 10 jogou em uma Copa do Mundo, em 1994, quando foi pego no antidopping e não mais voltou aos campos na competição, nos Estados Unidos. Em seguida, os argentinos viriam a cair nas oitavas diante da Romênia, por 3 a 2. Maradona enfrentou neste encontro o sueco Lard Lagerback, algoz dos argentinos no Mundial de 2002, que se dividiu entre Japão e Coreia do Sul. É, Maradona tinha razão: a coincidência em forma de jogo.

A partida que encheu o Ellis Park neste sábado mostrou que a Argentina, apesar das falhas, principalmente em termos defensivos, vai dar trabalho. Maradona, de terno e gravata a pedido das filhas, mostrou eficiência inegável como treinador.
No primeiro tempo, no começo, a Argentina não deixava os africanos chegar perto da bola. Heinze, do Marselha, marcou aos seis minutos de jogo, de cabeça, depois de Verón bater escanteio.

A Argentina perdeu várias chances de gols; o goleiro nigeriano Enyeama fez pelo menos três grandes defesas. Messi foi quem levou os hermanos nas costas, e promete, se mostrar essa mesma disposição nos outros jogos, ser um dos grandes nomes deste Mundial, se não o maior. No finzinho do primeiro tempo, aos 36, quase ampliou.

No segundo tempo, a Nigéria se mostrou com mais gás do que antes do intervalo, mas os argentinos seguraram o placar. Dieguito mudou o time: Verón deu lugar a Maxi Rodríguez; Higuaín, para Diego Milito, e Di Maria para Burdisso. A Nigéria teve três substuições, todas elas sem efeito no placar; o grande susto que os africanos foi aos 27 minutos do segundo tempo, quando Obasi se valeu de uma distração de Jonás Gutiérrez e mandou para fora da meta de Romero.

O árbitro alemão Wolfgang Stark marcou poucas faltas no jogo, e foram apenas dois cartões amarelos: Gutiérrez e Haruna, um em cada tempo. Nos últimos minutos de jogo, os sul-americanos recuaram e se limitaram a segurar o placar magro.

Este jogo mostrou não só a força da Argentina como foi o melhor de Messi até hoje pela 'Albiceleste'. Os hermanos pegam os sul-coreanos no mesmo dia em que a Nigéria enfrenta a Grécia: 17 de junho. A Argentina e a Coreia do Sul, que fez 2 a 0 na Grécia hoje de manhã, lideram o Grupo B com três pontos cada.

Mundial de futebol da África do Sul-2010 - Grupo B
Argentina - Nigéria 1 - 0 (1-0)
Gol:
Argentina: Heinze (6)
Estádio: Ellis Park (Johannesburgo)
Campo: bom
Clima: quente
Iluminação: boa
Espectadores: 55.686
Árbitro: W. Stark (ALE)
Advertências:
Argentina: Gutiérrez (41)
Nigéria: Haruna (77)

Escalações:
Argentina: Sergio Romero - Martín Demichelis, Walter Samuel, Gabriel Heinze - Jonas Manuel Gutiérrez, Juan Sebastián Verón (Maxi Rodríguez 74), Javier Mascherano (cap), Ángel Di María (Nicolás Burdisso 85) - Carlos Tévez, Lionel Messi, Gonzalo Higuaín (Diego Milito 79). DT: Diego Armando Maradona.

Nigéria: Vincent Enyeama - Chidi Odiah, Joseph Yobo (cap), Danny Shittu, Ismael Taye Taiwo (Kalu Uche 75) - Dickson Etuhu, Sani Kaita, Lukman Haruna, Yakubu - Victor Nsofor Obinna (Obafemi Martins 52), Chinedu Obasi (Peter Osaze Odemwingie 60). DT: Lars Lagerback.