Festa do Gira bola tem início hoje

Festa do Gira bola tem início hoje

Disputarão o Girabola2014 o Kabuscorp do Palanca, 1º de Agosto, FC Bravos do Maquis do Moxico, Petro de Luanda, Interclube, Recreativo da Caála do Huambo, Recreativo do
Libolo, Desportivo da Huila, Benfica de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA), Sagrada Esperança da Lunda Norte, Sporting de Cabinda, Progresso do Sambizanga, 1º de Maio de Benguela, união Sport do Uige e Benfica do Lubango.   

Kabuscoprp, 1º de Agosto, Petro de Luanda, FC Bravos do Maquis e Interclube (pelo seu estatuto na competição) partem como principais candidatos ao primeiro lugar,
enquanto as restantes equipas deverão lutar pelas posições intermédias e para a manutenção. O Kabuscorp, treinado por Eduard Antranik, vai para este campeonato com o objectivo claro de conservar o título.

Os últimos resultados conseguidos na Supertaça de Angola e nas preliminares de acesso à liga dos clubes campeões de África indiciam que a formação do Palanca pode revalidar o troféu. Reforçou-se com o congolês democrático Tresor Mputu Mabi (ex-TP Mazembe). Manteve maior parte dos jogadores, entre os quais o camaronês Meyong (melhor marcador do Girabola 2013), Lami e Daniel Mpele Mpele.

O 1º de Agosto (vice-campeão nacional), dirigido pelo luso/moçambicano Daúto Faquirá, depois de ter falhado a conquista do Girabola desde 2006, quererá este ano fazer uma boa campanha e regressar aos títulos. Os "militares" reforçaram-se em alguns sectores com destaque para o avançado dos Palancas Negras Mateus Galiano, contratado do Nacional da Madeira de Portugal.

O Petro de Luanda efectuou a preparação na cidade sul-africana de Joanesburgo. Apesar de ter começado mal a época ao perder a supertaça para o Kabuscorp e derrota na primeira "mão" das preliminares de acesso à fase de grupos da taça da Confederação, os "petrolíferos" acertaram no jogo de resposta, na capital angolana, ao superar a desvantagem de 2-0 frente ao Africain Stars da Namíbia 3-0).

O Desportivo da Huila também começou bem esta temporada, mercê da passagem à eliminatória seguinte de acesso à fase de grupos da taça da Confederação.

As demais formações também se reforçaram com novos jogadores e treinadores, prevendo-se uma prova renhida, a julgar pelos investimentos que cada clube fez nesta época futebolística.

Cartaz da 1ª jornada:

FC Bravos do Maquis - Desportivo da Huila
Recreativo da Caála do Huambo - Kabuscorp do Palanca
Progresso do Sambizanga - 1º de Agosto
Petro de Luanda - Sagrada Esperança
Benfica do Lubango - Sporting de Cabinda
Interclube - Recerativo do Libolo
Benfica de Luanda - ASA
União Sport do Uije - 1º de Maio de Benguela

Fonte: Angop