Arbitro Francisco Mazale Suspenso

Arbitro Francisco Mazale Suspenso

O árbitro Francisco Mazale foi suspenso, por tempo indeterminado, por irregularidades no jogo de abertura da sexta jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), entre o Benfica de Luanda e o Petro, também da capital do país, disputado sexta-feira, no Estádio dos Coqueiros. O mesmo aconteceu com Paulo Talaia.

A suspensão resulta de uma decisão da comissão executiva do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana da modalidade (FAF), reunida terça-feira, em Luanda, que, além do juiz principal, também suspendeu os auxiliares Miguel Luvumbo e Pedro Futa.

A Imprensa apurou de fonte do órgão da FAF que um inquérito foi instaurado para se apurar as eventuais culpas do sucedido, que permitiu a derrota (1-0) da formação petrolífera pelos benfiquistas, aguardando-se pelas suas conclusões e decisão final por parte do Conselho de Disciplina.        

O mesmo árbitro, da província do Bengo, já vinha de uma suspensão de três meses da temporada anterior.

No mesmo encontro, o Conselho Central também suspendeu, por quatro jogos, o árbitro internacional Paulo Talaia, por situação idêntica, na partida entre o FC Bravos do Maquis e o 1º de Agosto. No desafio da terceira ronda do Girabola2014, ocorrido na cidade do Luena, com vantagem da equipa da província do Moxico, por 3-2, o juiz de Benguela supostamente não assinalou um eventual penálti contra os maquizardes.            

As referidas situações motivaram atos de contestações por parte das equipas do Petro e 1º de Agosto, obrigando a intervenção de efetivos da Polícia Nacional nos respetivos recintos, principalmente em Luanda, para conter os ânimos e protestos dos adeptos tricolores.