Libolo D´gosto o derby do fim de semana

Libolo D´gosto o derby do fim de semana

1º de Agosto e Recreativo do Libolo  o jogo mais importante da jornada 22 do campeonato nacional de futebol acontece este Sábado em Calulo , província do Kwanza sul.

O líder 1º de Agosto, com 46 pontos, é recepcionado em Calulo pelo anfitrião Libolo, segundo com 43/p, num jogo em que a vitória dos forasteiros significará o alargar da vantagem para seis pontos, enquanto o contrário a liderança repartida.

 Na sua estreia na maior competição do desporto “rei” no país (2008) o representante da província do Cuanza Sul impôs um empate no seu terreno (1-1), na primeira volta, mas na segunda foi goleado em Luanda por 0-4, constituindo-se até hoje o resultado mais expressivo no histórico dos jogos que já disputaram.   

 No ano seguinte, em 2009, a formação "rubro-negra" foi à vila de Calulo vencer por 2-0, consentindo empate na segunda volta, na capital do país (1-1).

 Em 2010, o 1º de Agosto manteve a superioridade nos confrontos entre si, tendo vencido na primeira volta no seu terreno por 2-0 e igualado (2-2) no reduto adverso.

 Um ano depois, em 2011, os intervenientes não passaram de empates nas duas partidas (0-0), em Calulo e (1-1), em Luanda.

 Em 2012, o Recreativo do Libolo venceu pela primeira vez desde que subiu ao primeiro escalão por 1- 0 na capital do país, registando-se um nulo no jogo de resposta.

No Girabola de 2013 a superioridade foi dos “militares” em casa (1-0) e fora obteve empate a um golo.

 2014 foi o ano do Libolo. Ou seja, conseguiu uma dupla vitória, curiosamente pelo mesmo resultado no jogo de lá e de cá (2-1).

 Já em 2015 o confronto terminou empatado em Luanda (1-1). Na resposta o Libolo venceu (3-2).

Na presente época o 1º de Agosto foi mais forte na primeira volta, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, com um triunfo de 3-1.

As duas formações juntas somam 12 título, sendo 9 pelo 1º de Agosto e 3 pelo Recreativo do Libolo.