Crise entre atletas e direcção da Académica do Soyo inviabiliza jogo com Inter

academicaPor falta do pagamento de salários dos últimos dois meses, os jogadores da Académica do Soyo recusaram-se a efectuar a partida diante do Interclube hoje, para a 24ª jornada do Girabola2010, soube hoje a Angop de fonte oficial.

Em declarações à Angop, o presidente da Académica do Soyo, Alberto Maria Sabino, disse que a atitude dos atletas é surpreendente, admitindo haver "uma mão de alguém por detrás da situação".

"Sexta-feira, a direcção colocou à disposição dos atletas o valor correspondente para a liquidação do salário de um mês. Estranhamente este acto foi recusado pela maioria, exigindo ao rigor só os dois meses", informou.

A dada altura, continuou o dirigente desportivo, o grupo simulou uma conversa e depois "desapareceu e desligou os telefones".

Referiu que só cinco futebolistas compareceram hoje no Aeroporto de Luanda, onde a equipa está sedeada, para embarcar ao Soyo e realizar o jogo.

Alberto Sabino julga não haver motivo para o que considerou "escândalo", adiantando que acompanha nesse mesmo mercado de futebol angolano clubes com dívidas de salários de mais de oito meses.

Acrescentou que, sempre em ambiente amigável, a direcção tem a dívida dos dois meses de salários, mais os prémios de jogos, escalonados em função da disponibilidade financeira do clube.

"A Sonangol Pesquisa e Produção, patrocinadora principal do clube, continua a honrar com os seus compromissos, tendo inclusive realizado importante reajustamento da quota beneficiada de forma a haver uma harmonia em relação a todos os clubes abrangidos", explicou.

Aproveitou a oportunidade para sublinhar que a gestão financeira do clube se sentiu muito empenhada pela participação na presente edição da Taça da Confederação Africana de Futebol e pelo prestígio granjeado pela qualidade do seu futebol, nos últimos tempos.

"Mudamos alguns sistemas funcionais e técnicos do clube, do Soyo para Luanda, apesar do tamanho esforço para ajuizar todos os aspectos logísticos, principalmente dos atletas e dos técnicos", realçou.

O Interclube apresentou-se hoje em campo e o árbitro Hélder Martins. Só a equipa da Académica do Soyo (equipa visitada) esteve ausente.

Pelo sucedido, o presidente do Inter, José Martinez, lamentou o facto, informando que a direcção do seu clube não teve nenhum contacto ou acordo antecipado proposto pela Académica, a dar conta do caso.

"Toda a situação da ausência da Académica do Soyo, em sua casa, apanhou-nos quando já estávamos no município petrolífero e segundo o nosso programa, regressaremos a Luanda ainda hoje, pois temos uma aeronave em stand by", concluiu.