Equipa Cabo-Verdiana só dá entrevistas em português

Equipa Cabo-Verdiana só dá entrevistas em português

O assessor de imprensa de Cabo Verde, Gerson de Matos, não tem tido mãos a medir com tantos pedidos de entrevistas e de trabalhos com os jogadores e, em especial, com o seleccionador, Lúcio Antunes. Por muito boa vontade que haja, se fosse dizer que sim a tudo a equipa nem tinha tempo para se... treinar e estar focada no próximo duelo, sábado, ante o Gana.

A única condição que é imposta por Cabo Verde, quando aceita os pedidos de entrevista, é que as respostas sejam dadas em... português. Os jornalistas estrangeiros bem tentam puxar pelo inglês, língua que Lúcio Antunes até domina e é ferramenta de trabalho na profissão de controlador de tráfego aéreo, mas nada a fazer... E a justificação é simples: Cabo Verde é um país lusófono, o português é a língua oficial e quem quiser que se sujeite às regras, tanto que até é disponibilizada tradução...

Gerson de Melo justificou, a A BOLA, esta decisão de Cabo Verde. E coloca o dedo na ferida:

- Um dos males do português não se afirmar internacionalmente é que gostamos de ser gentis com os estrangeiros e falamos a língua deles... Somos mais de 200 milhões de falantes no Mundo, se todos fizermos força no português talvez levem a nossa língua mais a sério, até reconhecendo-a como oficial nos organismos internacionais. Cabo Verde pode não ter o peso internacional de Brasil, Angola ou Portugal. Mas faz a sua parte. Assim fizessem todos.