França sagrou-se Campeã do Mundo

França sagrou-se Campeã do Mundo

A França sagrou-se Campeã do Mundo ao vencer a Croácia por 4-2 na final do Mundial que decorreu no Estádio Luzhniki em Moscovo, na Rússia.

É o segundo título mundial arrecadado pela Selecção Francesa de futebol.

Pela segunda vez na história a França venceu o troféu de Campeão do Mundo de futebol, após o título de 1998, em território francês, os "Bleus" conseguiram arrecadar um segundo título mundial, vencendo por 2-0 a Croácia, num encontro que decorreu no Estádio Luzhniki em Moscovo, na Rússia.

Os jogadores receberam a taça debaixo de uma forte chuva em Moscou. O presidente francês, Emmanuel Macron, cumprimentou os jogadores, assim como a presidente da Croácia, Kolinda Kitarovic; o presidente da Rússia, Vladimir Putin e o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Em uma Copa com estrelas de destaque nas principais favoritas, o técnico Didier Deschamps, que jogava na selecção de 98, apostou em um time de qualidade colectiva e com jovens talentos.

A França tem vários jogadores de destaque no futebol mundial, como Mbappé, Pogba, Griezmann e o goleiro Lloris, mas nenhum deles pode ser apontado sozinho como responsável por esse título. O coletivo francês foi o que menos oscilou durante a Copa. Um exemplo está em Giroud. O centroavante titular não fez nenhum gol, mas contribuiu tacticamente e não perdeu a vaga no time, mesmo passando em branco na competição.

Didier Deschamps, seleccionador da França, torna-se no terceiro homem da história, a ganhar o título de campeão do mundo, primeiro como jogador e, depois, como treinador após o brasileiro Mário Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer.