Angola esperançada em acolher Afrobasket 2011

789Angola acha-se a mais séria candidata à substituição da Costa do Marfim na organização da 26ª edição da Taça de África de Basquetebol, em séniores masculinos.

A prova está agendada para o segundo semestre deste ano e qualifica os dois representantes africanos para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

A prova estava inicialmente calendarizada para a capital comercial da Costa do Marfim, a cidade de Abidjan, mas a actual situação política naquele país da África Ocidental parece inviabilizar este desígnio.

A Federação Internacional de Basquetebol vai anunciar a 24 deste mês, na capital maliana, a cidade de Bamako, o novo país-sede do Afrobasket 2011.

Já estão directamente qualificadas para a prova as selecções de Angola (campeã em título), Costa do Marfim (medalha de prata), Tunísia (medalha de bronze) e Camarões (quartos classificados no último campeonato).

A disputa de torneios zonais ditou os apuramentos de Marrocos, Mali, Senegal, Nigéria, Togo, República Centro-Africana, Chade e Moçambique.

Faltam apenas os torneios de qualificação das zonas 5 e 7.

Sem quaisquer possibilidades de apuramento estão Cabo Verde, Argélia, Líbia, RDC, Gabão e República do Congo.