Palancas Negras tudo ou nada rumo ao CAN2012

00210palancÚltimo classificado no grupo J de qualificação ao CAN2012 com três pontos, a selecção nacional de futebol precisa de vencer os três jogos reservados a esta etapa do torneio para manter as esperanças de lograr presença na maior "cimeira" da modalidade no continente africano.

O jogo de logo mais diante do Quénia (a partir das 16 horas), no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, para a quarta ronda da competição, é a primeira das três "autênticas finais" dos "Palancas Negras", que deve vencer por números expressivos e esperar por uma "escorregadela" do Uganda, líder da série com sete pontos.

Após três jornadas na primeira fase, o Quénia ocupa o segundo lugar do grupo com quatro pontos, seguido da Guiné-Bissau com três, no terceiro posto, os mesmos que Angola, na quarta e última posição, devido ao coeficiente de golos marcados e sofridos.

Os guineenses marcaram um golo e sofreram dois, enquanto os angolanos marcaram em duas ocasiões e consentiram cinco, tendo um diferencial negativo de três. Já o líder Uganda leva quatro golos apontados e ainda não permitiu a violabilidade da sua baliza, ao passo que o Quénia, opositor de Angola domingo, marcou e sofreu dois golos.

No entanto, vencendo todos os jogos, Angola somaria 12 pontos, mas para terminar na primeira posição o Uganda (actualmente com 7 pontos) terá de perder uma partida e empatar outra, pois totalizaria 11 pontos.

Não acontecendo o desaire que se espera do Uganda, a hipótese de Angola se qualificar é remota, sendo que deverá ganhar todos os jogos, por números expressivos, e esperar que seja "repescado" na única vaga reservada ao melhor segundo classificado dos 11 grupos existentes.

Dentre as 16 selecções participantes ao CAN, duas são co-organizadoras isentas da fase qualificativa.

O grupo K, excepcionalmente, apura duas selecções (os restantes apenas uma), devido à integração do Togo, antes suspenso pela CAF, que se juntou ao Malawi, Tchade, Botswana e Tunísia.

Em caso de repescagem do melhor segundo classificado dos 11 grupos, o primeiro elemento a ter em conta é o número de pontos e em seguida o "goal average".


Equipa inicial do Angola X Quénia

A selecção nacional entra com o seguinte 11 no jogo diante do Quénia: Carlos à baliza, Zuela e Dani Massunguna (dupla de centrais), Mingo Bille e Miguel (laterais), André Macanga e Dedé (trincos), Gilberto (médio volante), Djalma e Mateus (extremos) e Manucho (ponta-de-lança).

Neste momento, a selecção terminou os exercícios de aquecimento no tapete verde do estádio 11 de Novembro, cuja capacidade é de 50 mil espectadores.

Numa altura em que estão já presentes no recinto mais de 30 mil espectadores.