Brasileiro é vítima de racismo no futebol grego e cobra postura mais firme da FIFA

brasileiro-edmimar-jogador-do-xanthi-em-jogo-contraCom o debate sobre o racismo em voga no futebol europeu nas últimas semanas, mais um caso envolvendo um jogador brasileiro aconteceu no domingo. O lateral esquerdo Edimar sofreu insultos da torcida adversária durante jogo do Campeonato Grego entre a sua equipe, o Xanthi Skoda, e o PAS Giannina.

Único jogador negro do Xanthi, Edimar ouviu imitações de macaco vindas da torcida rival a cada vez que pegava na bola durante a partida.


"Isso nunca tinha acontecido comigo. É muito frustrante, sou uma pessoa como outra qualquer. Toda hora que eu pegava na bola eles imitavam o barulho de um macaco", afirmou o lateral em entrevista ao UOL Esporte.


Na última semana, em uma declaração que gerou uma série de contestações no universo do futebol, o presidente da Fifa Joseph Blatter disse que jogadores alvos de atos racistas deveriam relevar os insultos em campo. Dias mais tarde, o cartola se desculpou.


Integrante forçado deste debate após o incidente na Grécia, o brasileiro Edimar afirma que a Fifa deve ao mundo do futebol uma postura mais firme sobre o tema.


"Acho que deveria existir uma cobrança maior por parte da Fifa em relação a esse tipo de caso, cobrança sobre os clubes. Poderia funcionar para amenizar essa situação", comenta Edimar.


A equipe do brasileiro venceu a partida em questão por 2 a 0. Depois de ser ofendido pela primeira vez, Edimar marcou o primeiro gol do jogo, em uma cobrança de falta ainda na etapa inicial. O atleta diz que não pensou em usar o momento para revidar a provocação.


"Logo depois do insulto eu fiz o gol. Isso me tirou um peso das costas. Estava meio abalado em campo. Mas comemorei só com um coração para a minha esposa. Depois fui até a minha torcida e acenei para eles fazerem mais barulho", relata o brasileiro.


Aos 25 anos, Edimar atua no futebol europeu desde 2008, quando acertou com o Braga, de Portugal. Atualmente o lateral está atrelado ao Cluj, da Romênia, que cedeu o jogador ao Xanthi Skoda em empréstimo de uma temporada. No Brasil, o atleta da cidade capixaba de Iconha passou por Cruzeiro, Tupi e Ipatinga.