Angola defronta Egipto em Sub-20

Angola defronta Egipto em Sub-20

A Selecção Nacional de Futebol de Sub-20 joga hoje às 20h00 diante da similar do Egipto no estádio internacional do Cairo, em desafio referente à primeira mão da terceira e última eliminatória de apuramento à fase final da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), em 2013, na Argélia.

A partida da segunda mão está agendada entre os dias 5 e 7 de Outubro, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

Esta partida é aguardada com bastante expectativa pelos aficionados de ambos os países, principalmente pelos adeptos angolanos devido ao nível de evolução do escalão de formação no país e depois de em anos anteriores serem afastados na primeira eliminatória.

Depois de várias semanas de preparação em Luanda, com a ausência de alguns jogadores na concentração da selecção, Nzuzi André, treinador dos Sub-20, pretende contrariar o favoritismo dos egípcios no estádio do Cairo, mas reconhece as dificuldades num clima hostil no reduto do adversário.

Nesta categoria, os Palanquinhas e Faraónicos cruzaram-se pela primeira vez em 2005, na cidade de Cotonou, Benin, com uma vitória dos egípcios, por 0-1, em desafio para o Grupo B da fase final do africano.  

Na fase final de grupos do CAN, em 2005, no Benin, onde os Palanquinhas estiveram pela última vez, ocuparam a quarta e última posição do Grupo B, com um ponto atrás do Lesotho (3), Marrocos (7) e Egipto (7).

Os angolanos estrearam-se na competição africana em 1999, no Ghana, onde integraram o Grupo A e ficaram na quarta e última posição, com zero pontos, ao lado das selecções do Mali (4), Camarões (5) e Ghana (7).

Fonte: J.A.