Polícias superam Militares em jogo de "aquecimento"

Polícias superam Militares em jogo de

O Interclube venceu esta noite o 1º de Agosto por 88-85, em partida de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial de Luanda de basquetebol sénior masculinos e isolou-se na liderança com seis pontos.

Foi o primeiro grande jogo da temporada e serviu para avaliar o plantel de dois dos candidatos ao título. O encontro serviu de "aquecimento" para o Campeonato Nacional, no qual estará também o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul (detentor do título nacional).

O Interclube venceu porque foi a melhor equipa em todos os aspectos, ao marcar mais pontos, defendeu melhor e jogou no colectivo, ao contrário do seu adversário que esteve muito dependente das suas principais "estrelas".

A jogar em casa, no pavilhão do Rio Seco, os "militares" perderam os quatro primeiros ataques e jogados quatro minutos e perdiam por 9-0. Na ponta final do primeiro quarto, acertaram o seu jogo e a três minutos do final do período igualaram o encontro (14-14), mas foram os "polícias" que terminaram o período na frente (17-23).

Com o norte-americano Cedric Ison em grande plano, num cinco composto por Armando Costa, Carlos Almeida, Kikas Gomes e Reggie Moore, o 1º de Agosto dominou o segundo quarto, vencendo por 18-06, fixando o resultado ao intervalo em 35-29 a seu favor.

A terceira etapa do jogo já foi mais equilibrada, sendo que as duas equipas empataram 20-20, com o 1º de Agosto em vantagem por 55-49. 

No último período o Interclube, liderado por Eduardo Mingas e Roderick Nealy, foi mais organizado e conseguiu dar volta ao resultado a 22 segundos do final do encontro (75-77). Fruto da experiência, os anfitriões empataram quando faltavam 15 segundos, forçando um prolongamento.

No tempo extra os "polícias" foram melhores e começaram a vencer por 4-0. O 1º de Agosto, que não contou com Felizardo Ambrósio, lesionado, ressentiu do cansaço dos postes (Kikas e Moore) e perdeu poderio ofensivo e defensivo no jogo interior. O Interclube, com mais opções neste sector, aproveitou bem esta lacuna e venceu o jogo por 88-85.