Judocas conquistaram 6 medalhas no Africano da modalidade

Judocas conquistaram 6 medalhas no Africano da modalidade

As selecções nacionais de judo conquistaram seis medalhas no Campeonato Africano da modalidade, em ambos os sexos, disputado de 2 a 7 deste mês, em Gaberone, no Botswana.      

Trata-se de duas medalhas de prata e quatro de bronze no evento, em que Angola se fez representar com oito atletas, quatro masculinos e igual número de femininos, orientados pelo treinador Carlos Santos (4ºDan).

O país superou a marca alcançada na edição passada em Madagáscar, onde obteve apenas uma medalha de bronze, por intermédio de Nair Garcia (60 kg), na altura, único representante nacional.

Na lista de medalhistas estão Etianeth Gourgel -44 kg (prata), Bruna de Freitas, -57 kg, (bronze), Idalina Fonseca, -78 kg (bronze), Dedaldino António, -60kg (prata), Décio Laurindo, -73 kg (bronze) e Araith Manuel, -81kg (bronze). Kássia Esperança, -63 kg, e Airton Viera Dias, -55 kg, ficaram na quinta posição.

A competição de Gaberone reuniu representantes de 13 países e Angola terminou na sexta posição. Superou as selecções da Líbia, Gabão, Chade, Mauritânia, Moçambique, Botswana e Zimbabwe.

A Tunísia arrecadou o ouro e ficou na primeira posição, seguida da Argélia, Marrocos, África do Sul e Madagáscar. À margem do evento desportivo realizou-se um exame de arbitragem, no qual Danilson Cabinda, atleta sénior da província de Benguela, ascendeu à categoria de árbitro nacional.