«Futebol de Angola não é nada no continente africano...» - Pedro Mantorras

«Futebol de Angola não é nada no continente africano...» - Pedro Mantorras

O angolano Pedro Mantorras mostrou-se «preocupado» com o momento atual e com o futuro do futebol angolano, pelo que alertou a todos os agentes a apostarem forte num trabalho de base.

«É preciso reconhecer que o futebol angolano vive momentos difíceis. No continente africano não somos nada. A melhor solução para o futebol é apostar nos escalões de formação, aliado à construção de importantes infra-estruturas, como campos, escolas e centros de instruções, com materiais e equipamentos adequados», comentou, em Luanda, à Angop.

O ex-jogador e atual embaixador do Benfica evocou o CAN sub-20 que Angola conquistou em 2001 e que teve reflexos na seleção sénior que, em 2006, marcou presença, pela primeira e única vez, num Campeonato do Mundo (Alemanha).

«Apesar da escassez de infra-estruturas, fez-se grande investimento nas camadas jovens e os resultados foram muito positivos e deram frutos no momento e nos anos que se seguiram. Angola já tem essa experiência e modelos que foram implementados pelos treinadores Vasko e Oliveira Gonçalves», frisou. «Se queremos ser uma potência, como o Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões ou Egito, temos de começar pelo trabalho de base, formando técnicos e jogadores», juntou.

Em relação às possbilidades dos Palancas Negras no CAN de 2013, na África do Sul, revelou «otimismo», mas também «realismo», pelo que apelou «aos angolanos para presssionarem menos a Seleção».

Fonte:Abola