D´Agosto não pode contar ainda com os jogadores congoleses contratados

D´Agosto não pode contar ainda com os jogadores congoleses contratados

O 1° de Agosto encerra amanhã o estágio que efectua na África do Sul, com um jogo diante do Super Sport United. Será o corolário de semanas de preparação, já com os internacionais angolanos que estiveram ao serviço dos Palancas Negras no CAN-2013.

O treinador, Romeu Filemon, não pode contar ainda com os jogadores congoleses contratados, já que o médio centro Calulita e o avançado Kabamba ficaram em Luanda, por entraves alfandegários. Outro congolês, o médio ofensivo Zola Matumona, que representou o país no CAN, está na Bélgica (jogava no Mons). A trabalhar com a equipa está o cabo-verdiano Pitéu (ex-Lille, França), que se tem destacado nos treinos.

A primeira contrariedade de Romeu Filemon é não poder trabalhar com avançados de raiz: Bena e Jiresse foram ambos cedidos (Desp. Huíla) e os congoleses não embarcaram para a África do Sul. Nesta fase da pré-temporada, é Ary Papel quem tem jogado adaptado a avançado, nos treinos.

AFROTAÇAS ANTES DO GIRABOLA

Antes do arranque do campeonato, em que defronta o Rec. Caála, o 1° de Agosto jogará, entre os dias 15 e 17, com o AS Adama (Madagáscar), para a primeira-mão da ronda preliminar de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Será a primeira vez que Romeu Filemon poderá comandar uma equipa na disputa do título continental como treinador principal. A primeira experiência do treinador nas Afrotaças foi como preparador físico da Académica do Lobito, treinada na altura por Carlos Queirós.

Há quatro anos, a treinar a Académica do Soyo, surpreendeu o vencedor da Taça CAF, então o Enymba (Nigéria). Mas após vitória (2-0) em Angola, um erro do árbitro no jogo da segunda mão, invalidando um golo limpo aos angolanos, não evitou a derrota (0-3) e consequente eliminação.