Executivo apoia o mundial de Hóquei

Executivo apoia o mundial de Hóquei

O Executivo vai continuar apoiar incondicionalmente todas as acções ligadas directa ou indirectamente com a realização do 41º Campeonato do Mundo de hóquei em patins a decorrer de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe, segundo o Ministro dos Desportos, Gonçalves Muandumba.

Gonçalves Muandumba discursava na cerimónia de lançamento do primeiro campeonato do mundo em África, tendo dito que todas as condições estão criadas para que a prova seja o sucesso que se pretende apesar de um ligeiro atraso em algumas obras.

Informou que foi a 1 de Outubro de 2011 em San Juan (Argentina) que Angola recebeu o testemunho com vista a realização do 41º campeonato do mundo de hóquei em patins e o primeiro no continente africano.

" A confiança que depositais em nós prezados membros do Comité Internacional de Rink Hockey decorre certamente da nossa trajectória no hóquei em patins", pois desde 1982 que Angola tem participado dos campeonatos do mundo de hóquei em patins sem esquecer que Angola tem ocupado a classificação que fica entre o sexto e nono lugar do ranking mundial" citou.

Disse que aceitação da candidatura de Angola ter sido merecedora do voto de confiança do comité internacional por Angola ter realizado com sucesso o primeiro campeonato do mundo de clubes em 2006 em Luanda e o segundo africano de clubes em 2008 também na capital angolana e as 11 edições do torneio internacional José Eduardo dos Santos em diversas províncias de Angola.

Frisou que Angola, tem uma vasta experiência na realização de grandes eventos desportivos Muandumba disse que a generalização e a massificação da modalidade em causa é um dos grandes desideratos e por isso o empenho e divulgação da mesma será cada vez maior tendo em conta a responsabilidade assumida pelo governo angolano, foi criado por decreto presidencial um comité inter-ministerial de organização do mundial, cuja a missão tem sido executada com o rigor exigido.

" Hoje Angola assume um lugar cimeiro e de grande importância na realização desportiva nas comunidades de alto rendimento estão na agenda do Executivo. Assim é que o hóquei em patins tem uma tradição no nosso país que vem impulsionar ainda mais a pratica da modalidade e independente dos custos o hóquei em patins tem tudo para dar certo" argumentou.

Para si o facto do mundial se realizar em duas províncias, com destaque para o Namibe são factos que permitem dizer que o executivo angolano, por intermédio do seu chefe o presidente José Eduardo dos Santos que garante as condições ideais para a realização de um campeonato de excelências, proporcionado aos participantes infra-estruturas modernas, transporte, alimentação, acomodação segurança e assistência médica condignas para que o 41º campeonato do mundo seja um sucesso.

" Deste modo acreditamos que todos os participantes se sintam em casa" esperamos que este simbólico acto sirva de pronuncio para conquistas futuras no campo desportivo e que o hóquei em patins assuma o papel principal" disse.

de acordo com Angop, vão participar do campeonato do mundo as selecções da Espanha (campeã do mundo) Argentina (vice-campeã), Austria, Brasil, Colómbia, Inglaterra, Itália, Alemanha, Moçambique, Portugal, África do Sul, Suíça, Estados Unidos da América, França e Angola.