Petro e Libolo abrem Girabola 2013

Petro e Libolo abrem Girabola 2013

Petro de Luanda e Recreativo do Libolo abrem hoje, às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, a época futebolística em Angola, com a disputa da primeira mão da Supertaça, que tem a segunda partida agendada para sábado, na vila de Calulo, província do Kwanza-Sul.

Com a arbitragem de Paulo Talaia, da Associação de Benguela, coadjuvado por Inácio Cândido e Wilson Ntyamba, petrolíferos (vencedores da Taça de Angola) e libolenses (bicampeões do Girabola) dão as boas-vindas ao novo ano competitivo.

Os dois candidatos à conquista dos principais títulos do futebol nacional (campeonato e taça), disputam o primeiro jogo do calendário numa altura em que os adeptos da modalidade procuram esquecer a prestação menos conseguida dos Palancas Negras na última edição da Taça de África das Nações, que consagrou a Nigéria como nova campeã continental.

A resenha dos duelos entre os emblemas aponta para um equilíbrio acentuado na relação entre vitórias e derrotas, com a particularidade do Recreativo do Libolo somar mais um triunfo do que o Petro de Luanda, o recordista de títulos conquistados no país. Na sua quinta época na fina-flor do futebol angolano, a formação do Kwanza-Sul tem um registo de três vitórias, duas derrotas e dois empates nos jogos com os tricolores para o Girabola, aos quais se acrescentam a igualdade (0-0) no ano passado, na meia-final da Taça de Angola. Os tricolores estão em vantagem no saldo de golos (11-9), mercê da goleada (4-1) aplicada ao Libolo em 2010, no Municipal de Calulo.

Detentor de seis títulos da Supertaça, o Petro de Luanda aposta no angolano Miller Gomes para resgatar a sua mística de conquistas. O regresso do goleador Flávio Amado e de Buá, tal como a entrada de Benjamin (Gana), Isaac (Progresso do Sambizanga) e Nari (Interclube) são as notas de destaque do plantel.

Isentos da fase preliminar da Taça da Confederação, os petrolíferos realizaram um estágio de três semanas em Portugal, onde disputaram vários jogos com equipas do primeiro e segundo escalão. No regresso ao país, venceram em Benguela o quadrangular, que contou com a presença do Desportivo da Huíla, Atlético do Namibe e 1º de Maio.      

Os campeões nacionais vêm de um triunfo (1-0) fora de casa, frente ao Simba da Tanzânia, na primeira mão da preliminar de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos. Sob a batuta do português Henrique Calisto, que substituiu no cargo, ainda no período de preparação, o seu compatriota José Dinis, o Recreativo do Libolo está em Luanda determinado a vencer.

Para consolidar o seu percurso vitorioso internamente e alcançar o topo em África, a direcção liderada por Rui Campos contratou jogadores com créditos firmados, com destaque para João Tomás (Vitória de Setúbal), Andrés Madrid (Sp. Braga), João Martins (1º de Agosto), Dário Cardoso e Carlos Almeida.