Angola na "corrida" à fase de grupos das afro-taças

Angola na

As equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Recreativo da Caála e Libolo põem em prova, este final de semana, as suas qualidades nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), visando o retorno do país na fase de grupos das afro-taças.

Coincidentemente, os quatro representantes angolanos jogam, domingo, em casa a primeira "mão" desta segunda eliminatória, sendo que o Recreativo do Libolo (campeão nacional) recebe, na vila de Calulo, o El Merreik do Sudão, e o 1º de Agosto terá a visita do Esperance de Tunis da Tunísia, no estádio da Cidadela, em Luanda, ambos para a Liga dos Campeões.

Os "petrolíferos" e "caalenses" tentam chegar à Taça da Confederação, também conhecida como troféu Nelson Mandela, numa altura em que atravessam momentos menos bom na competição interna, com realce para a formação do "Eixo-viário" que averbou derrotas nas duas últimas jornadas com os recém-promovidos Desportivo da Huíla e Porcelona FC.

Já o Petro de Luanda (vencedor da Taça de Angola), ausente da primeira eliminatória, estreia-se na afro-taça diante do Sport United da África do Sul, no estádio 11 de Novembro.

Quanto a formação do Huambo terá pela frente, no estádio dos Kurikutelas, o Union Sportiv de Bougoni do Mali, após ter passado eliminatória anterior pelo Power Dynamos da Zâmbia por 2-1 no cômputo geral.

Segundo Angop, para chegarem a esta eliminatória, o Libolo deixou pelo caminho o Simba da Tanzânia ao vencer por 5-0, ao cabo das duas mãos, e o 1º de Agosto afastou o Adema de Madagáscar por 4-3 no geral.

Em 2011 o Interclube atingiu as meias-finais da Taça da Confederação, competição em que esteve igualmente no ano transacto, mas sem passar da primeira fase.