Tricolores ascendem ao segundo lugar

Tricolores ascendem ao segundo lugar

O Petro de Luanda ascendeu à segunda posição da tabela classificativa do Girabola, com 10 pontos, ao derrotar ontem o ASA no estádio da Cidadela, por 2-0, na abertura de antecipação da sexta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.

A partida começou com um ritmo rápido de ambos lados, mas sem consistência nas jogadas combinadas para as acções ofensivas e com vários passes errados. Foi um jogo sem a qualidade desejada dos anos passados entre as duas equipas, principalmente nas décadas de 80 e 90. Job inaugurou o marcador na transformação de uma grande penalidade inexistente, aos 35 minutos, depois de um lance duvidoso na área em que o guarda-redes Ângelo, do ASA, nem sequer tocou no médio Buá (Petro).

O árbitro Francisco Mazale, com uma actuação instável, deixou passar um penalti contra os tricolores quando Kassoma, do Petro, travou o médio Tony Osódio (ASA) na área, aos 32 minutos.

Etah, do Petro, aos 45 minutos, levantou demasiado a perna e atingiu um adversário na área, mas o árbitro Francisco Mazale fez vista grossa no lance.

O avançado Flávio Amado aumentou a vantagem do Petro, aos 64 minutos, após a cobrança de um pontapé de livre apontado por Osório. Na etapa complementar, os tricolores com mais concentração, principalmente dos elementos do sector intermédio, passaram a dominar as acções ofensivas, mas falhavam constantemente na finalização.

Na ponta final do desafio, Job isolado por um companheiro sem calma rematou para cima da baliza do guarda-redes Ângelo. Com esta vitória, o Petro, 1º de Agosto e Desportivo da Huíla partilham o segundo lugar da classificação, com 10 pontos. Amanhã no prosseguimento da ronda, o Benfica de Luanda joga com o Progresso do Sambizanga, às 18h00, no estádio dos Coqueiros. Para a mesma jornada, no sábado à tarde, o Porcelana FC defronta o Atlético do Namibe, em Ndalatando, enquanto o FC Bravos do Maquis joga com o Desportivo da Huíla no estádio das Mangueiras, na cidade de Saurimo.

O Santos FC desloca-se ao estádio 22 de Junho, no Rocha Pinto, onde joga à tarde com o Interclube.

A ronda fica concluída na próxima quarta-feira à tarde com os seguintes jogos: Recreativo do Libolo-Sagrada Esperança, no estádio de Calulo, Recreativo da Caála-Kabuscorp do Palanca (Kuricutelas) e 1º de Agosto-1º de Maio de Benguela (Estádio Nacional 11 de Novembro).

Estes jogos foram remarcados pela Federação Angolana de Futebol (FAF), devido aos encontros deste fim-de-semana entre Libolo-Al Merreikh no Sudão, Esperance de Tunis-1º de Agosto (Tunísia) e US Bougouni-Caála (Bamako).