Desporto adaptado com parceria brasileira

Desporto adaptado com parceria brasileira

Angola e Brasil assinaram esta semana, em São Paulo, em protocolo que permitirá ao desporto adaptado angolano maior sucesso internacional, depois de os êxitos do velocista José Armando Sayovo terem captado as atenções mundiais para a capacidade dos atletas africanos.

O acordo assinado na cidade brasileira - onde, de hoje até sábado, no Complexo Desportivo de Ibirapuera, denominado Ícaro de Castro Melo - irá decorrer o Open Internacional de Atletismo para deficientes visuais e motores permitirá a realização de treinos, estágios e provas conjuntas nos dois países. Mas também a formação de treinadores, fisioterapeutas, juízes, administração e gestão de provas está contemplada na parceria formalizada pelo presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, e o homólogo brasileiro, Andrew Persons.

Segundo Abola, a primeira consequência directa desta parceria entre os dois países terá como palco a cidade de Cabinda, palco dos campeonatos nacionais de atletismo para deficientes, de 14 a 16 de junho: atletas brasileiros vão, excepcionalmente, participar nas provas. Afinal, a realização de treinos e provas conjuntas entre praticantes de ambas as nações, numa óptica de transmissão de conhecimentos que permita a Angola assimilar a experiência brasileira e guindar o seu desporto adaptado ainda a maiores êxitos, é um dos detalhes contemplados no clausulado do acordo celebrado com o Brasil.