Vice-Presidente da República visita pavilhão Arena de Luanda

Vice-Presidente da República visita pavilhão Arena de Luanda

O Vice-Presidente da República recebeu ontem garantias dos empreiteiros de que as obras de construção da Arena de Luanda ficam concluídas até 31 de Agosto, 20 dias antes do início da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, que se realiza de 20 a 28 de Setembro em Luanda e no Namibe.

Manuel Vicente percorreu durante 30 minutos o interior do pavilhão que vai testemunhar e albergar o primeiro Mundial de Hóquei em Patins em Angola e em África. O Vice-Presidente da República, antes de iniciar a visita, recebeu explicações técnicas do engenheiro da Comissão Técnica de Acompanhamento e do Ministério da Construção, José Paulo Kai.

O estádio tem capacidade para 11.454 espectadores e vai receber jogos de dois grupos referentes à primeira fase, e da segunda etapa da competição, os quartos-de-final, meias-finais e final. Dentro do rectângulo do recinto, Manuel Vicente certificou-se do andamento da obra, onde foi possível ver a montagem de mais de 200 assentos individuais com as cores da bandeira nacional. No piso em que circulou, Manuel Vicente teve oportunidade de ver o chão já liso, pronto para receber a madeira. Nesta altura, contrariamente ao início do mês, não é visível qualquer máquina no interior da estrutura.

O Vice-Presidente visitou três dos oito balneários. Deste número, cinco são destinados aos jogadores, dois para os árbitros e um para os cronometristas. Aos balneários falta apenas a aplicação da loiça sanitária e a colocação do chão, uma vez que as paredes já estão revestidas com azulejos.

O mesmo sucede com a sala de controlo anti-doping e de recolha de material e com as duas para exercícios de aquecimento dos atletas antes das partidas.

O sistema centralizado de ar condicionado, destinado aos camarotes, sala de imprensa, de redacção e conferências já está instalado, assim como o sistema de drenagem e eléctrico.A montagem dos quatro ecrãs depende da colocação das placas do tecto, tal como as colunas de som. Além dos 12 bares para atendimento ao público, foram construídos mais quatro destinados à área vip. O pavilhão tem ainda um camarote presidencial e 20 vip. Na zona de acesso à quadra de jogo foram projectadas seis bancadas retrácteis com capacidade para duas mil pessoas.

O recinto alberga sete salas de cabine de imprensa, uma das quais com visibilidade para o campo. Na parte exterior, mas ligada ao pavilhão, foi construída uma sala para atender os agentes ligados às forças de segurança e efectivos da Polícia Nacional. Um parque com capacidade para 900 viaturas, 12 autocarros públicos, lancis, passeios cimentados, para além de brita e terra vermelha, é o aspecto dominante na zona exterior do pavilhão.