Afrobasket; Duelo de lusófonos Angola vence

Afrobasket; Duelo de lusófonos Angola vence

Angola bateu Cabo Verde por 75-50, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Campeonato Africano de Basquetebol. No outro jogo do grupo, Moçambique venceu a República Centro-Africana por 70-66.

No duelo mais aguardado do grupo, os angolanos colocaram em campo todo o seu favoritismo e não deram hipóteses aos cabo-verdianos. Angola foi mais eficaz nos lançamentos, tanto de dois como de três pontos, ganhou mais ressaltos, ofensivos e defensivos, e mostrou maior organização que a turma cabo-verdiana.

Angola ganhou vantagem psicológica e no marcador com dois triplos de Carlos Morais e colocou depois o score em 8-0, antes de Eddy Walter fazer os primeiros pontos dos Tubarões Martelo. Uma entrada forte, fruto de uma forte pressão defensiva, que obrigava os cabo-verdianos a cometerem muitos erros.

Angola "relaxou" no segundo período, altura em que emergiu Kevin Coronel na formação cabo-verdiana. Cabo Verde até venceu por 18-13 neste período mas ao intervalo a vantagem era angolana por 38-28.

Depois do intervalo, a formação de Paulo Macedo voltou a puxar dos galões, com Reggie Morore em destaque, a defender e a atacar. Dois triplos de Carlos Morais, tal como tinha acontecido no início do jogo, dilataram o marcador, dando mais confiança aos angolanos que controlaram o jogo como quiseram, dando espetáculo na quadra, com jogadas de grande recorte técnico.

Cabo Verde, com muita precipitação na hora de lançar e muitas dificuldades para transpor a agressiva defesa angolana, só conseguiu marcar dez pontos, os mesmos que tinha feito no primeiro período. Angola entrou no último quarto de tempo a vencer por 66-38.

Na formação cabo-verdiana, esperava-se mais de Eddy Walter mas o gigante de 2,20 metros esteve sempre muito bem marcado e raramente teve bola. Mário Correia exibiu-se uns furos abaixo do que é normal. A formação cabo-verdiana apenas conseguiu marcar dois dos 20 lançamentos de três pontos, todos por Vinny Lima, num capítulo onde Angola mostrou ser muito forte, tendo concretizado 11 das 33 tentativas.

Na próxima ronda Angola defronta Moçambique, enquanto Cabo Verde mede forças com a República Centro-Africana.