Mundial de Hóquei-Angola goleia África do Sul

Mundial de Hóquei-Angola goleia África do Sul

Angola goleou a África do Sul por 8-2 no jogo inaugural do Mundial de Hóquei em Patins.

No Pavilhão Multiusos de Luanda, completamente lotado, onde se destacava a presença do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a formação angolana não teve dificuldades em ultrapassar a sua congénere sul-africana. Ao intervalo, a equipa de Orlando Graça já vencia por 5-0.

Desde cedo que os mais de 12 mil espetadores no pavilhão deram conta de que este seria um jogo de sentido único, onde a vitória de Angola era uma questão de números. A diferença entre as duas equipas era notória em todos os lances.

A equipa sul-africana, comandada por Fernando Maia e formado na sua maioria por jogadores de origem portuguesa, não mostrou argumentos para sequer discutir o resultado.

Coube ao veterano Kirro fazer o primeiro golo do Mundial, numa jogada individual, que terminou com a bola "picada" por cima do guarda-redes contrário. Pouco tempo depois, em nova jogada individual, João Pinto fez o 2-0 para Angola, levando a loucura os adeptos presentes no pavilhão.

Antes do intervalo, tempo para mais três golos, um de João Pinto, outro de Big num remate de muito longe e outro de Payero, em excelente jogada individual.

Orlando Graça já tinha chamado a atenção para os jogadores não baixarem o ritmo mas no segundo tempo, Angola reduziu a intensidade de jogo, cometeu alguns erros que foram aproveitados pela África do Sul para fazer dois golos, reduzindo para 5-1 e 7-2

Os angolanos foram jogando em cima do resultado e, foi com naturalidade, que fizeram mais três golos, por Johe em livre direto, por Payero em sticada forte, de muito longe e Johe, na transformação de uma grande penalidade.

Hoje jogam as seleções de França-Argentina; Alemanha-Uruguai; EUA-Colômbia; Chile-Portugal e Itália-Moçambique.