Desportivo da Huíla sem dinheiro para participar na taça das confederações

Desportivo da Huíla sem dinheiro para participar na taça das confederações

A informação foi revelada esta quarta feira pelo vice-presidente para futebol do clube, Neco Amaro. Disse que a formação militar não dispõe neste momento de qualquer verba para custear as despesas decorrentes da primeira partida na competição africana.

“Estamos preocupados. Neste momento, não temos dinheiro para o primeiro jogo das afrotaças. Estamos administrativamente a fazer de tudo para que tenhamos os valores. Sabemos que neste tipo de competições gasta-se somas avultadas, entre 200 mil dólares por jogo, se for o caso de deslocação”, explicou.
 
De acordo com Neco Amaro, para a fase de qualificação, o Desportivo precisa de 40 milhões de kwanzas (400 mil dólares USD) para suportar as despesas de deslocação, alojamento, alimentação e outros encargos.
    
"É a primeira vez nestas competições. Por isso, estamos bastante preocupados, uma vez que se o jogo for realizado cá as despesas serão poucas, embora também envolva gastos", acrescentou.
 
Segundo o responsável, a direcção do clube está a tentar resolver este problema, tendo endereçado carta ao governo provincial da Huíla a pedir apoios. “Vamos aguardar pela resposta do governo. Neste momento, o governador da Huíla encontra-se de férias e tão logo inicie as funções teremos decisão dos apoios”, referiu.
 
Apontou que tem o plano "B”. Caso a situação continue crítica, o Desportivo vai solicitar apoio ao Ministério da Juventude e Desportos, assim como à classe empresarial local e nacional para conseguir o dinheiro necessário.
 
Questionado sobre o patrocinador oficial, Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, o dirigente informou que os apoios dados "simplesmente tem a ver com pagamentos de salários dos atletas e na transportação da equipa para fora da província".
 
Neco Amaro realçou que o governo da província da Huíla é a única salvação para que a equipa principal de futebol possa realizar os primeiros jogos da Taça da Confederação.
 
“O governo da província será o salvador. Nós somos o representante da Huíla e representamos a imagem do governo provincial. Penso que será um parceiro muito importante para que possamos disputar a competição", concluíu.
 
O Desportivo foi o finalista da Taça de Angola, tendo sido derrotado pelo Petro de Luanda e garantiu acesso directo para a Taça da Confederação.