Realizou-se em Luanda o III conselho para o plano de desenvolvimento do futebol

Realizou-se em Luanda o III conselho para o plano de desenvolvimento do futebol

Durante o acto, muito concorrido pelos agentes desportivos, foram apresentadas várias sugestões para o desenvolvimento do futebol, com destaque para aposta contínua nos escalões de formação, além da obrigatoriedade no pagamento de uma caução para as equipas que ascendem a primeira divisão. No final, depois das várias propostas, foi indicado a elaboração do referido plano.

Com algumas correcções, foi aprovado a estratégia do desenvolvimento do desporto. O conselho foi informado sobre o aprimoramento dos modelos de gestão das instalações desportivas, com vista seu melhor aproveitamento, levado a cabo pelo Ministério da Juventude e Desportos

A reconquista do campeonato africano de basquetebol sénior masculino também foi enaltecida pelos presentes, assim como a revalidação do título continental por parte da selecção feminina.

O conselho saudou o dia nacional dos desportos, congratulou-se com os resultados obtidos pelas selecções nacionais nas modalidades de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, canoagem, futebol com muletas, ginástica, judo, ju-jitsu, natação, remo, ténis de mesa, assim como a organização exitosa do 41º Campeonato do Mundo de hóquei em patins.

O engajamento dos governos provinciais, no que diz respeito ao investimento na construção de infra-estruturas e generalização da prática desportiva, foi igualmente destacado.

O III Conselho Superior dos Desportos visou recolher contribuições para configuração definitiva da proposta de estratégia de política desportiva e do seu respectivo desenvolvimento.

O acto, que contou também com a presença membros do governo central, vice-governadores, directores nacionais e presidentes federativos, foi presidido pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.