Kabuscorp e 1º de Agosto o derby da Vª jornada

Kabuscorp e 1º de Agosto o derby da Vª jornada

A formação do Palanca, campeã em título, vem de uma vitória apertada de 2-1 frente ao 1º de Maio de Benguela, resultado idêntico com que o 1º de Agosto suplantou o Desportivo da Huíla.

Os "militares" vão diante da formação do Palanca tentar provar aos seus exigentes torcedores que a vitória na ronda anterior não foi obra do acaso, mas sim o início de um outro ciclo (de triunfos).

Na edição passada, a equipa do Palanca venceu o joga da primeira volta por 1-0 e empatou no segundo a uma bola, pelo que se espera por um jogo equilibrado, em função também da experiência dos dois plantéis.

O líder da prova, o Benfica de Luanda (10 pontos), desloca-se à cidade do Lubango, onde sábado vai encontrar o último colocado, Benfica local, com apenas um ponto, desafio onde os encarnados da capital partem com o largo favoritismo em função do bom início de campeonato que está a efectuar.

Na cidade do Luena, o FC Bravos do Maquis vai ter pela frente o destemido Sporting de Cabinda, equipa que ainda não perdeu na prova. Os maquisardes somam sete pontos na quinta posição, enquanto os leões de Cabinda vêm na posição seguinte com menos um.

  Em Luanda, no estádio da Cidadela, haverá um "velho" derbi no domingo entre o Progresso do Sambizanga e o Atlético Sport Aviação (ASA), equipas separadas por seis pontos.

A equipa sambila (quarto/sete pontos), treinada por Lúcio Antunes, vem de uma derrota de 0-1 diante do Recreativo do Libolo e vai ter pela frente um ASA que ainda não venceu neste Girabola, ocupando a 15ª posição com apenas um ponto.   

Os aviadores viram o seu desafio da quarta jornada adiado devido ao envolvimento do Petro de Luanda na Taça da Confederação.

Na cidade do Huambo, também no domingo, haverá o encontro entre os recreativos da Caála e do Libolo. A formação do Kwanza Sul encontra-se no grupo de equipas que lidera a competição com dez pontos, enquanto a Caála é a sétima colocada com seis pontos.

Ainda no domingo, o 1º de Maio de Benguela (9º com quatro pontos) joga diante do seu público com o Interclube (8º/seis pontos). Os polícias vêm de derrota de 0-1 diante das águias da capital. 

O Desportivo da Huíla recebe em casa o Sagrada Esperança da Lunda Norte. A equipa da Huila, depois de efectuar uma temporada surpreendente em 2013 (ficou na quinta posição com 42 pontos), tem tido dificuldades em voltar a afirmar-se na presente época.

Depois de eliminado na Taça da Confederação, os "militares" da frente sul  somam apenas três pontos na 14ª posição, enquanto que  a equipa das lundas ocupa a 11ª posição, também com três.

A jornada fica completa apenas a 6 de Abril, quando o Petro de Luanda defrontar o União Sport do Uíge. A partida foi adiada devido ao envolvimento dos "tricolores" na Taça da Confederação, onde domingo recebe o Ismailia do Egipto.