1º De Agosto ganha 18º título nacional de Basquetebol

1º De Agosto ganha 18º título nacional de Basquetebol

93-83 Foi o resultado final no quinto jogo dos play-off final, disputado no pavilhão Victorino Cunha, frente ao Recreativo do Libolo.

A perder por 0-5 nos minutos iniciais, o d’Agosto teve um primeiro quarto avassalador em que conseguiu 15 pontos de lançamentos triplos, rápido chegou a primeira igualdade da partida (5-5) e não encontrou muitas dificuldades para sair a frente do placar por 28-16.

O norte-americano Tarik Qirk Say e Francisco Sousa, ambos com dois lances da linha dos 6.75 centímetros, e Islando Manuel com um notabilizavam-se nesta altura, bem acompanhados por Hermenegildo Santos e os experientes Felizardo Ambrósio e Armando Costa.

Mas os períodos seguintes foram sofríveis, pois o Libolo despertou e passou a acreditar na vitória, relançando o jogo, que além de momentos bons com “chuva” de triplos registou algum descontrolo por parte dos jogadores das duas formações, em parte devido a ansiedade.

A equipa do Cuanza Sul venceu o segundo quarto pelo parcial de 19-17, mas ao intervalo a vantagem continuava a ser do 1º de Agosto (45-35). Os “libolenses” voltaram a superar o oponente no terceiro período por 26-24, sem, no entanto, anular a vantagem deste, que ávido pela reconquista do troféu perdido há dois anos teimava em adiantar-se no placar (69-61).

O quarto e último quarto foram mais apertados ainda, obrigando os militares a imprimir maior rapidez e serenidade para poder conquistar o seu 18º título nacional.